ad16
AutoPECASonline24.pt
DestaquesEducaçãoGeral

Picoense vence IX Concurso Jovens Escritores

[ad#336×280]Com um futuro promissor pela frente, Iara Maria Coutinho da Silva, de apenas 14 anos, teve seu objetivo alcançado, ao ser vencedora da categoria Ensino Fund. Maior (6º. ao 9º anos) do IX Concurso Jovens Escritores, promovido pelo Jornal O Dia, de Teresina, em parceria com a Fundação Quixote. A jovem concorreu com textos oriundos de estudantes de escolas públicas e privadas, de todo o estado do Piauí.

Iara Maria Coutinho, vencedora do Concurso Jovens Escritores2
Iara Maria Coutinho, vencedora do Concurso Jovens Escritores2

A estudante da 8ª série do Colégio São Lucas, contou com a iniciativa da professora de redação Ionara Hipólito, que viu no certame uma oportunidade única de estimular a produção textual de seus alunos. “Fantástico, haja vista registar um momento ímpar e gratificante para mim, pois pude observar o quanto os meus alunos interagiram e manifestaram suas ideias com liberdade, com prazer e autonomia”.

Iara Maria, vencedora do Concurso Jovens Escritores e a professora Ionara.sJPG
Iara Maria, vencedora do Concurso Jovens Escritores e a professora Ionara.

Em clima de copa do mundo, o concurso trouxe como abordagem o “Centenário da Seleção Brasileira de Futebol”, tema que foi amplamente trabalhado em sala de aula, no intuito de estimular os alunos a enviarem seus textos para o concurso, participação esta que por pouco não aconteceu, já que inicialmente um dos critérios não havia sido cumprido, que era o anonimato na folha de redação. Tal ação fez com que outra inscrição fosse realizada pelos estudantes e as redações reescritas no último dia.

O tema proposto pelas instituições (Jornal e Portal O Dia e Fundação Quixote) necessitou de pesquisa e muita leitura, conta Iara.

“A partir do momento que a professora Ionara deu o assunto, fiz pesquisa em jornais, na internet e daí foram surgindo ideias e, a cada informação encontrada eu ia anotando no papel e me inspirando para escrever o texto”, explicou a estudante, sobre como construiu a redação vencedora.

Surpresa com o resultado, a jovem falou ainda da importância do acontecimento, agradeceu o apoio e mandou um recado aos que batalham por uma vitória semelhante: “essa conquista é mais um avanço no meu currículo, o qual eu vou precisar mais adiante, sem falar nas oportunidades que podem surgir; agradeço muito a Deus por isso, depois a professora Ionara por ter dado essa oportunidade não só para mim, mas para todos os outros alunos e aos meus pais que estiveram ao meu lado. Para quem fez, digo para não desistir, porque vão surgir outras oportunidades pela frente”, frisou.

Para a diretora Ana Maria foi uma s

Iara Maria Coutinho com a diretora do Colégio São Lucas Ana Maria
Iara Maria Coutinho com a diretora do Colégio São Lucas Ana Maria

atisfação ver que a educação implantada na escola vem rendendo resultados magníficos e inspiradores, como o da estudante Iara, que trouxe tanto orgulho aos que difundem conhecimento com carinho e dedicação.

A estudante recebeu como prêmio 01 home office (computador, teclado e impressora), além do seu texto divulgado no caderno especial do Jornal O Dia. A premiação aconteceu no último domingo (08), na praça de alimentação do Teresina Shopping.

Cristina Fontes ASCOM-CSL

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade