ad16
AutoPECASonline24.pt
Geral

Picoenses embarcam em romaria para Juazeiro do Norte

Romeiros
Romeiros de saída para Juazeiro do Norte. Foto: Jailson Dias

Uma tradição que se mantém ao longo dos anos. Na manhã desta segunda-feira (31) três caminhões lotados de passageiros saíram das proximidades da Prefeitura Municipal de Picos com destino ao município de Juazeiro do Norte – CE, onde ocorrem celebrações e homenagens ao Pe. Cícero Romão Batista, fundador da cidade.

Os caminhões deixaram a cidade às 10h15min com previsão de chegar a Juazeiro às 16h00. Um dos organizadores do passeio, Cícero Valério, residente em Angical dos Domingos, município de Picos, informou que pelo menos 120 pessoas faziam parte do grupo de romeiros.

Dentre os romeiros podiam ser encontradas pessoas que vão “pagar” promessa por alguma graça alcançada, ou devotos do padre Cícero, que vale ressaltar, não é canonizado pela Igreja Católica como santo, embora tenha o reconhecimento inconteste por parte de milhões de nordestinos que anualmente se dirigem a cidade que ele fundou, Juazeiro do Norte. “Tá com 30 ou 35 anos que nós fazemos essa romaria”, informou Cícero Valério.

Ele informou ainda que o frete dos caminhões foi pago pelo prefeito Gil Paraibano (PMDB). Indagado sobre o desconforto de uma viajem em um caminhão, também chamado “pau de arara”, Cícero disse que muitos romeiros faziam questão do desconforto, uma opção de caráter religioso. Nesse ano teria sido oferecida a possibilidade do ônibus, mas muitos romeiros optaram pelo caminhão.

Os romeiros permanecem em Juazeiro do Norte por três dias, hospedados na “Casa do Romeiro”. O dia 02 de novembro é o dia principal da festa em homenagem ao Pe. Cícero Romão Batista.

Um exemplo de disposição é a aposenta Maria Levina, 60 anos, que há 15 anos visita a cidade de Juazeiro do Norte e presta homenagens ao Pe. Cícero. “Eu quero ir esse ano, pois gosto muito, e me acho muito disposta, deixo de ir no ônibus para ir no caminhão e não sinto desconforto nenhum”, comentou.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade