ad16
DestaquesTodas as Notícias

Picoenses que realizarem pagamento do IPTU até 31 de agosto terão 10% de desconto na parcela única

Em caso de não recebimento do IPTU/2021 ou então necessidade de atualização cadastral, a população deve procurar a Secretaria de Finanças.

A Prefeitura Municipal de Picos, através da Secretaria Municipal de Finanças informa a população do município, que os pagamentos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) que forem realizados até o dia 31 de agosto terão 10% de desconto na parcela única.

O assessor técnico da Secretaria de Finanças, Caio Felipe, explica a população que o IPTU é um imposto que incide sobre a propriedade imobiliária, em todos os tipos de imóveis como residências, prédios comerciais, indústrias e terrenos.

Assessor técnico da Secretaria de Finanças, Caio Felipe- Foto: CCOM

 “O IPTU atualmente na cidade de Picos incide sobre 0,5% no que diz respeito às residências e 1% sobre os terrenos. Essa alíquota vai incidir sobre o valor venal do imóvel. Dessa maneira, todos recursos adquiridos advindos através do IPTU, irá acabar retornando de maneira direta ou indiretamente para o contribuinte, seja com melhorias no que tange à saúde, infraestrutura e etc. Mais de alguma maneira esse recurso é importante para a Prefeitura para estar fazendo a contraprestação para a população”, explicou o assessor técnico.

Os contribuintes que não receberam o IPTU/2021 dos seus imóveis ou necessitarem de realizar atualização cadastral devem procurar a Secretaria Municipal de Finanças. Para realizar a emissão dos boletos de IPTU o contribuinte deve acessar a página da Prefeitura Municipal de Picos neste endereço eletrônico www2.picos.pi.gov.br e seguir o passo a passo, como o ilustrado abaixo.

Após a emissão do boleto, os pagamentos podem ser realizados em redes credenciadas, como Banco do Brasil, Caixa Econômica e seus respectivos correspondentes bancários, até a data de 31 de agosto para garantir os 10% de desconto.

“Peço a população que evite o máximo o pagamento por bancos digitais que faturam o próprio código de barra através do aplicativo. Caso essa fatura seja através do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica, esse pagamento poderá ser de maneira virtual, porém os outros bancos de natureza exclusivamente digital, deve estar-se evitando o pagamento”, informou Caio Felipe.

Caio Felipe explica que com o término desse prazo a população não disponibilizará mais dos 10% de desconto, com isso, o valor a ser cobrado no imposto será de forma integral, os 100%. O prazo máximo para o pagamento é até o mês de dezembro de 2021, caso ultrapasse esse prazo terão acréscimos de correção, juros e multas.

O assessor técnico informa também, que após o pagamento dos boletos em torno de até no máximo 48h depois, já consta no sistema o pagamento e não necessita que os contribuintes se dirijam até a Secretaria de Finanças com os comprovantes.

  • SIGA O RIACHAONET NO INSTAGRAM
  • SIGA O RIACHAONET NO FACEBOOK
  • SIGA O RIACHAONET NO YOUTUBE
  • CCOM – PMP

    Botão Voltar ao topo
    Quer falar a Redação? Comece aqui

    Adblock detectado

    Você está usando um bloqueador de anúncios.
    Publicidade