ad16
AutoPECASonline24.pt
CulturaGeral

Picos: Academia de letras realiza, 19 e 20 de outubro, XI seminário anual de literatura

Francelina Macedo

Com o tema Regionalismo Picoense na Antologia Poética de Chico Barbosa, a Academia de Letras da Região de Picos realiza nos dias 19 e 20 de outubro, o XI Seminário de Literatura Piauiense e o VIII Seminário de Literatura Picoense.

O evento, que já se tornou referência no calendário cultural do estado do Piauí, reúne na sede da ALERP, localizada à Praça João de Deus Filho, Centro de Picos, escritores e personalidades culturais oriundas de várias cidades do país.

Segundo a presidente da ALERP, Francelina Macedo, este ano será prestada uma homenagem especial ao poeta escritor e que é também um dos fundadores da Academia de Picos, Francisco Barbosa.

“É um regionalista convicto, poetou e cantou Picos, encantando a todos nós com seus escritos e com a sua eloquência reveladora de uma grande competência linguística, que é em suma, identidade cultural. A palestra voltada para a apresentação da vida e da obra de Chico Barbosa será conduzido pelo ocupante da cadeira 28, Chico de Júlio, que também é regionalista e seus trabalhos, no conjunto expressam amor e respeito a Picos, não eximindo a oportuna criticidade que é papel do escritor. Estamos na expectativa de mais um grande acontecimento cultural em nossa cidade”, afirmou Francelina Macedo.

A presidente reforçou ainda que o evento, além de contribuir com o incentivo à produção, à divulgação e ao consumo de nossa literatura, reforçará também a cultura local, pela presença de pessoas de cidades vizinhas, que debatem durante as palestras, lançam seus trabalhos e interagem com escolas e instituições acadêmicas, criando e reforçando um intercâmbio muito salutar em nosso meio social.

Com inscrições a preços populares, 20 reais, a Academia não visa lucro, segundo Francelina, é apenas para as despesas com o próprio evento, que fornecerá certificado de 20 horas, importante para o currículo acadêmico.

“Temos um bom número de inscritos, mas ainda temos vagas. As pessoas que ainda não se inscreveram poderão fazer isso na própria ALERP, durante a abertura do evento.”

Confira a programação

19/10 às 19 horas – Abertura, com lançamento da bandeira da ALERP e execução do Hino.

19/10 às 20 horas – Palestra Magna: Regionalismo Picoense na Antologia Poética de Chico Barbosa

Conferencista: Francisco das Chagas Bezerra Rodrigues (Chico de Júlio).

Visitação ao Mural Literário Escritor Chico Barbosa

Sarau e coquetel.

20/10 às 8 horas – Picos: vanguarda dos movimentos culturais e sua influência na história e na identidade dos povos do Centro Sul Piauiense.

Conferencista: Fábio Neiva.

Inauguração da Galeria Poeta Escritor Alberto de Deus Nunes.

20/10 às 10 horas – Ozildo Albano: simbologia e escritos legados a Picos.

Conferencista: Ozildo Batista.

20/10 às 14 horas – Eteceteras do discurso, na poesia de Ozildo Batista de Barros.

Conferencista: Deolinda Marques.

Atividade: Bate-papo literário com o próprio escritor, conduzido pelo também poeta escritor Chico Miguel.

Lançamento do livro de Crônicas “Sorria enquanto é tempo”, de Francisco de Assis Sousa.

Apresentação do Site da ALERP.

20/10 às 16 horas – Pesquisa acadêmica – Ide e Proclamai: a história do missionário da comunicação.

Conferencistas: Graciely Barroso e José Osvaldo Lavor.

Inauguração da Galeria jornalista Francisco das Chagas de Sousa.

20/10 às 17 horas – Centenário de Nascimento de José dos Santos Fonseca: o pracinha, o Tiradentes, o educador, o filósofo e o poeta.

Conferencista: Graziani Fonseca.

Entrega de certificado, Sarau e coquetel.
Alerp

Etiquetas
Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade