Diante da crise no transporte coletivo enfrentada pela cidade de Picos, o prefeito Pablo Santos anunciou nesta segunda-feira (7) que a Prefeitura vai oferecer transporte emergencial à população, com tarifa zero, até que seja definida uma solução permanente para o sistema.
A declaração foi feita por meio das redes sociais do gestor. No vídeo, Pablo Santos destacou que a situação é resultado de um problema antigo, que se agravou na última semana com a apreensão de dois ônibus da empresa KB Transportes pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), por irregularidades nos veículos. Após o episódio, a empresa suspendeu completamente suas atividades na cidade.
“Assumimos a herança de mais de 10 anos com esse problema. Agora, isso caiu no nosso colo. Mas aqui, não estou para culpar empresário ou o poder público. Estou para resolver. E a solução começa com a oferta de transporte gratuito à população enquanto trabalhamos uma alternativa definitiva”, disse o prefeito.
O gestor garantiu que o serviço emergencial deve começar a operar até quarta-feira (9), e assegurou que estudantes e demais usuários não serão penalizados pela paralisação.
“Os alunos não podem sofrer. As pessoas não podem ser prejudicadas. É esse o nosso compromisso com o povo”, completou.
A medida ocorre após a interrupção dos serviços da única empresa operadora do transporte urbano na cidade. O caso mobilizou estudantes da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e da Faculdade R. Sá, que ficaram sem meios de deslocamento nos últimos dias.
O município estuda ainda o rompimento definitivo do contrato com a KB Transportes e avalia alternativas como a contratação emergencial de outra empresa ou a criação de um modelo de transporte municipal próprio, operado pela Prefeitura.