Picos alcança 90 dias sem homicídios e avança no combate à criminalidade

A cidade de Picos, no Centro-Sul do Piauí, alcançou nesta quarta-feira, 2 de julho, a marca de 90 dias sem registro de homicídios, um dado relevante que reforça o avanço no combate à violência no município. O número contrasta com o cenário registrado no início de 2025, quando foram contabilizados cinco homicídios, sendo um deles com ligação direta ao tráfico de drogas.
A informação foi divulgada pela Delegacia Especializada no Combate às Facções Criminosas, Homicídios e Tráfico de Drogas (DFHT/Picos) e reforça o impacto positivo da atuação conjunta das forças de segurança pública, como a Polícia Civil, o 4º Batalhão da Polícia Militar (4º BPM) e o Batalhão Especial de Policiamento do Interior (BEPI).
Segundo a DFHT, todos os homicídios ocorridos este ano já foram elucidados, com identificação e prisão dos autores. As ações de inteligência, cumprimento de mandados e repressão qualificada ao crime têm sido fundamentais para garantir mais segurança à população picoense.
Os dados locais estão alinhados ao levantamento da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), que aponta uma queda significativa nos crimes violentos em todo o estado, resultado de uma estratégia focada na integração entre órgãos e no fortalecimento da investigação criminal.
A Delegacia reforça o apelo à comunidade denuncie de forma anônima qualquer informação sobre homicídios, tráfico de drogas ou outras atividades criminosas. Sua identidade será preservada e sua colaboração pode salvar vidas.