ad16
DestaquesGeral

Picos apresenta trânsito caótico; 40 mil veículos circulam diariamente

[ad#336×280]Não é de hoje que o trânsito na cidade de Picos vem se tornando cada vez mais lento. Filas enormes de congestionamento, laterais das vias de tráfego ocupadas por veículos, sem ainda falar na grande circulação diária de pessoas que transitam pelas ruas e avenidas do município. Diante desta situação, o trânsito picoense tem se tornado caótico.

De acordo com informações do Superintendente do Departamento Municipal de Trânsito (DMT), Nobre Júnior, entram e saem durante todos os dias na cidade de Picos mais de 40 mil veículos. No entanto, com a proximidade do final de ano onde as pessoas compram mais, e a capital do mel sendo, portanto pólo para as cidades da macrorregião, o fluxo de pessoas e veículos que transitam na cidade é ainda maior, como ressalta Nobre Júnior.

Trânsitoengarrafado na Rua São José – Centro de Picos – Foto: Paula Monize
Trânsitoengarrafado na Rua São José – Centro de Picos – Foto: Paula Monize

“Certamente por conta deste período da grande circulação de pessoas e veículos estes números tendem a aumentar, uma solução viável será o Projeto Zona Azul que pretende oferecer maior mobilidade urbana, onde haverá locais específicos para o estacionamento de motos e carros”, destacou o superintendente.

Nobre Júnior ainda disse que serão realizadas medidas paliativas para sanar os possíveis transtornos ocasionados com a lentidão do trânsito.

A implantação da Zona Azul que vem sendo adiada por atraso nas obras de asfaltamento das ruas que compreendem a área de maior pico de circulação, formado pela Av. Getúlio Vargas, Praça Felix Pacheco, Rua Coronel Luís Santos, Praça Josino Ferreira, Avenida Nossa Senhora de Fátima, Rua Coelho Rodrigues e Rua Coronel Francisco Santos. A estimativa é de que o projeto venha a ser executada a partir do início de 2014.

Avenida Nossa Senhora de Fátima- Foto: Paula Monize
Avenida Nossa Senhora de Fátima- Foto: Paula Monize

Para o motorista Pedro Sousa, tem se tornado estressante dirigir no trânsito picoense. “É muito estressante, sobretudo pra mim que vivo dirigindo a todo momento fazendo entregas de produtos. Aqui em Picos você tem que dirigir por você e pelos outros, não há respeito sem falar na lentidão que está este trânsito”, desabafou Pedro Sousa.

Ruas ficam lotadas de pessoas e veículos com a proximidade do fim de ano - Foto: Paula Monize
Ruas ficam lotadas de pessoas e veículos com a proximidade do fim de ano – Foto: Paula Monize

Sinalização

Outo problema recorrente no trânsito de Picos é a falta de sinalização com isto os condutores de veículos terminam por não respeitar as regras de trânsito, e ocasionarem possíveis acidentes.  Como medidas para sanar o problema, está sendo executado na Av. Severo Eulálio e no Bairro Canto da Várzea a implantação de novas sinalizações no sentido vertical e horizontal.

Superintendente do DMT  de Picos, Nobre Júnior
Superintendente do DMT de Picos, Nobre Júnior

Atrelado a isto, será a aplicação da Lei instituída desde 2007 que proíbe a entrada de veículos com cargas pesadas na cidade, esta medida já está garantida em lei. O superintendente informou que os comerciantes que se encontram localizados nos trechos onde a lei irá vigorar, já estão sendo notificados sobre a não entrada destes veículos.

 

 Projetos Futuros

Está em tramitação o Projeto da Rodoviária destinada para as vãs que circulam hoje na cidade de Picos, cerca de 400 vãs. O projeto que pretende inovar, e ao mesmo tempo tornar mais trafegável o trânsito na cidade ainda se encontra em fase de avaliações.

Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também

Publicidade