ad16
AutoPECASonline24.pt
https://ead.uninta.edu.br/
Geral

Picos comemora o Dia Mundial de Combate ao Diabetes com ações de prevenção‏

Hoje, 14 de novembro, é o Dia Mundial do Combate ao Diabetes. Para marcar a data, a Secretaria Municipal de Saúde de Picos, através da coordenação de Hipertensão promoveu na manhã desta quinta-feira (14) diversas ações de prevenção em várias Unidades Básicas de Saúde – UBS do município.

Secretaria realiza palestras de conscientização - Foto: Ascom
Secretaria realiza palestras de conscientização – Foto: Ascom

Foram realizados testes de glicemia (que detecta o nível de açúcar no sangue), aferição de pressão arterial, medidas antropométricas e vacinação (contra tétano e gripe) além de palestras e distribuição de material informativo sobre o tema com orientação profissional para paciente e público em geral.

A programação começou nesta quarta-feira, dia 13, onde foi realizada uma atividade educativa na Associação do Pão dos Pobres de Santo Antônio, situada a Rua Padre Cícero Santos, Nº 83, centro, e contou com a participação dos profissionais da Unidade Básica de Saúde da Aerolândia e alunas da Universidade Federal do Piauí, campus de Picos.

Segundo a coordenadora do Programa de Hipertensão e Diabetes do Município, enfermeira Ana Paula, o objetivo foi conscientizar a população sobre a importância de manter hábitos saudáveis e alertar sobre essa grave doença, que atinge cerca de 14 milhões de brasileiros e 370 milhões de pessoas em todo o mundo, a maioria dos casos se refere ao tipo 2 da doença. Anualmente é escolhido um tema pela Federação Internacional de Diabetes para alertar sobre as problemáticas, o foco central deste ano continua igual a do ano passado sob o tema “Diabetes: Proteja nosso futuro”.

O que é Diabetes?

Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia a Diabetes Mellitus é uma doença caracterizada pela elevação da glicose no sangue (hiperglicemia). Pode ocorrer devido a defeitos na secreção ou na ação do hormônio insulina, que é produzido no pâncreas, pelas chamadas células beta. A função principal da insulina é promover a entrada de glicose para as células do organismo de forma que ela possa ser aproveitada para as diversas atividades celulares. A falta da insulina ou um defeito na sua ação resulta portanto em acúmulo de glicose no sangue, o que chamamos de hiperglicemia.

Classificação do Diabetes

Sabemos hoje que diversas condições que podem levar ao diabetes, porém a grande maioria dos casos está dividida em dois grupos: Diabetes Tipo 1 e Diabetes Tipo 2.

 

FONTE: Ascom

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade