ad16
DestaquesGeralTodas as Notícias

Inaugurada em Picos a primeira Central de Libras do Piauí

[ad#336×280]O  governador Wilson Martins e o prefeito Kleber Eulálio (PMDB), implantaram na tarde de ontem, dia 19, uma Central de Interpretação de Libras (CIL) em Picos. A Central foi implantada na Casa da Juventude, localizada na Avenida Nossa Senhora de Fátima, Centro.  Com o funcionamento do órgão, Picos torna-se a primeira cidade do interior do Estado a receber uma Central de acessibilidade às pessoas com deficiência auditiva.

O objetivo da Central de Libras é promover a inclusão das pessoas com deficiência na região Centro-Sul piauiense.

Segundo o secretário estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), Romildo Mafra, são muitos benefícios que a central de libras traz para o município de Picos. Na ocasião ele citou dois benefícios, como a acessibilidade que o deficiente auditivo vai ter e no serviço público e no privado. “Eles vão ter toda uma assistência no sentido de leva-los ao serviço público e a instituição privada para resolver seus afazeres”, diz o secretário.

O trabalho prioriza o atendimento presencial, mas também envolve atendimentos virtuais em que o intérprete se comunica com o surdo a distância, através da internet.

Governador visitando a Central de Libras-Foto: Romário Mendes
Governador visitando a Central de Libras-Foto: Romário Mendes

O governador Wilson Martins informou que em Picos existem 3 mil pessoas com deficiência auditiva. Segundo ele, é fundamental que essa parceria entre governo federal, estadual e a Prefeitura de Picos possa estar incluindo mais pessoas com este tipo de deficiência.  “Ficamos felizes por esse conjunto de ações que vem de forma efetiva a melhorar a inclusão de pessoas”, diz o governador.

Durante a solenidade, o prefeito Kleber Eulálio agradeceu o governador Wilson Martins pela instalação da Central de Libras. “Esperamos que a Central de Libras possa vir a colaborar para que todas e todos vocês tem uma melhor qualidade de vida e agradecemos ao governador  e ao secretário por implantar a primeira central de libras no nosso município”, agradece o prefeito.

Prefeito Kleber Eulálio-Foto: Romário Mendes
Prefeito Kleber Eulálio-Foto: Romário Mendes

Na ocasião o governador doou um veículo para servir à Central de interpretação de Libras de Picos e assinou, ainda, termo de concessão de uso de bens móveis.

Governado entregando as chaves do veículo ao prefeito Kleber e ao coordenador da Juventude, Rodrigo Lima-Foto: Romário Mendes
Governado entregando as chaves do veículo ao prefeito Kleber e ao coordenador da Juventude, Rodrigo Lima-Foto: Romário Mendes
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade