Ícone do site PORTAL RIACHAONET – O Portal de notícias da macrorregião de Picos

Picos enfrenta desafios para preservar história e arquitetura

Uma fotografia tirada em 23 de junho de 1957 traz lembranças à professora Oneide Rocha, mostrando a arquitetura picoense no início da segunda metade do século XX. A imagem revela a Praça Feliz Pacheco, com casas de estilo antigo e um paredão que se estendia pela cidade. A foto também registra o momento em que um cruzeiro foi fincado no morro da Mariana na Aerolândia.

Entretanto, o crescimento da cidade e a modernização trouxeram novos desafios para a preservação do patrimônio histórico de Picos. O historiador Igor Menezes lamenta a falta de educação patrimonial e cita outras cidades do Piauí, como Amarante e Piracuruca, que se preocupam em manter suas identidades e prédios históricos.

O historiador destaca que poucos prédios antigos resistiram ao avanço da modernidade, e questiona o futuro desses imóveis. Ele menciona a igrejinha, o prédio do Mercado Público Municipal e o antigo Ginásio Marcos Parente como exemplos de construções históricas que ainda resistem.

A professora Oneide Rocha, que vivenciou a transição entre as edificações originais e os prédios modernos, alerta para a necessidade de criar uma cultura de preservação e registrar a história do município. Segundo ela, a falta de conhecimento da memória local pode levar ao desaparecimento da história da cidade.

Texto e reportagem: Jonas Rocha (TV Picos)

RESUMO DA NOTÍCIA:

Sair da versão mobile