ad16
AutoPECASonline24.pt
https://ead.uninta.edu.br/
CidadeDestaques

Picos entre os municípios que terão eleições biométricas

Eleições 2012
Eleições 2012

Cinco municípios piauienses (Piripiri, Piracuruca, Floriano, Picos e Francisco Santos) terão votação este ano pelo sistema biométrico, que identifica o eleitor pelas digitais. No total, são 149.273 eleitores piauienses que votarão pelo sistema, que está sendo implantado pelo Tribunal Superior Eleitoral em todo o país para agilizar a votação e dar mais segurança ao processo eleitoral.

Dos cinco municípios, dois (Piripiri e Piracuruca) já utilizaram a biometria nas eleições gerais de 2010, quando foram eleitos o presidente, o governador do Estado e os senadores e deputados federais e estaduais.

Segundo a Justiça Eleitoral, a primeira eleição pelo sistema biométrico nos municípios piauienses teve resultados satisfatórios: em Piripiri (aproximadamente 40 mil eleitores) e Piracuruca (cerca de 18 mil eleitores), a votação teve aproveitamento de mais de 95% do eleitorado. Nos últimos dois anos, o Tribunal Regional Eleitoral realizou revisão eleitoral em Floriano (39 mil eleitores), em Picos (46 mil eleitores) e em Francisco Santos (pouco mais de 7 mil eleitores) para a votação biométrica.

Em todo o país, mais de 7,7 milhões de pessoas de 299 municípios de 24 estados brasileiros votarão utilizando as impressões digitais nas eleições de municipais de outubro.

A expectativa do TSE é que até 2018 todos os eleitores brasileiros possam votar após serem identificados pelas digitais. O projeto é desenvolvido pela Justiça Eleitoral desde 2007. Até o momento, apenas os estados do Amazonas e de Roraima e o Distrito Federal ainda não iniciaram a revisão eleitoral para uso da biometria. A biometria é uma tecnologia que confere ainda mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. O leitor biométrico acoplado à urna eletrônica deve confirmar a identidade de cada eleitor, comparando as impressões digitais com todo o banco de dados disponível. Dessa forma, é praticamente impossível fraude na identificação do votante, uma vez que cada pessoa tem digitais únicas.

Fonte: Jornal O DIa

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade