ad16
GeralTodas as Notícias

Picos lembra Dia Mundial de Combate à Tuberculose

[ad#336×280]Hoje, 24 de março, é comemorado o dia mundial de combate a tuberculose. A data foi criada em 1982 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela União Internacional Contra Tuberculose e Doenças Pulmonares em homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, ocorrida em 24 de março de 1882, pelo médico Robert Koch.

A secretaria municipal de saúde, por meio da coordenação da Tuberculose, desenvolve durante todo ano, ações de Combate á tuberculose, como por exemplo, orientações a cerca da doença: transmissão, tratamento e diagnóstico, visitas domiciliares aos pacientes sintomáticos; solicitação do exame de Baciloscopia de escarro, consultas médicas em casos sintomáticos, dentre outros.

Considerada um problema de saúde, a tuberculose pulmonar quando não tratada pelo paciente pode infectar em média 10 a 15 pessoas por ano. Segundo estimativas da OMS, um terço da população mundial está infectada pelo Mycobacterium tuberculosis  e em risco de desenvolver a doença. Há cerca de 8,8 milhões de doentes e 1,1 milhões de mortes por ano no mundo.

Dia Mundial de Combate a Tuberculose
Dia Mundial de Combate a Tuberculose

O Brasil ocupa o 17º lugar entre os 22 países responsáveis por 82% do total de casos de tuberculose no mundo. De acordo com a Coordenadora Juliane Conceição, a população deve estar atenta aos sintomas, principalmente os mais suscetíveis a desenvolver a doença, como idosos, indivíduos com baixa imunidade, usuários de drogas e portadores do HIV, dentre outros.

 “Se apresentarem tosse há mais de três semanas acompanhada ou não de catarro, febre, principalmente no final da tarde, cansaço excessivo, emagrecimento acentuado e suor noturno, Rouquidão. elas devem procurar a unidade de saúde mais próxima de casa para fazer o exame que detecta a tuberculose”, ressaltou.

Alguns pacientes, entretanto, não exibem nenhum indício da doença, enquanto outros apresentam sintomas aparentemente simples, que não são percebidos durante alguns meses.

Ascom SMS.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade