ad16
DestaquesGeralPolítica

Picos possui mais de 8 mil eleitores com títulos cancelados

Recadastramento Biométrico
Recadastramento biométrico – Foto: Arquivo

A Justiça Eleitoral do Piauí cancelou um total de 16.236 títulos em apenas três municípios. Esses eleitores perderam o direito de votar após deixaram de comparecer ao recadastramento em Picos, Floriano e Francisco Santos, para a implantação do voto biométrico nessas cidades, já a partir das eleições de outubro próximo. Além deles três, outras duas cidades piauienses (Piracuruca e Piripiri), também, contam com a votação através de urnas biométricas.

Entretanto, o número de cancelamento chamou a atenção da Justiça Eleitoral pelo fato dele sozinho representar um eleitorado maior que o de 202 outros municípios piauienses. Dados da evolução do eleitoral piauiense, de janeiro deste ano, disponível no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), na internet, mostra que atualmente 2.267.374 pessoas estão aptas a votar no Piauí nas eleições municipais deste ano.

Teresina, com mais de meio milhão de votos, e Parnaíba, com quase 100 mil, continuam sendo os maiores colégios eleitorais. Miguel Leão, também continua sendo o menor colégio eleitoral do Estado com menos de 1,2 mil eleitores aptos a votar. Entretanto, o TRE-PI lembra que o eleitor tem até o dia 9 de maio, próximo, para regularizar a situação junto a Justiça Eleitoral, inclusive para os que tiveram o título cancelado.

Esse prazo, ainda, serve para que o eleitor tire pela primeira vez o seu título eleitoral. Uma campanha nacional está sendo veiculada na mídia, convocando os adolescentes, de 16 e 17 anos de idade, para tirar o título e participar o processo eleitoral este ano. No Piauí, segundo dados do TRE-PI, existem pouco mais de 41 mil adolescentes nesta faixa etária aptos a votar em outubro. Porém, para esses eleitores adolescentes, o voto é optativo.

O que necessita para se regularizar:
Será preciso levar um documento de identidade oficial – preferencialmente com foto para – fazer o recadastramento. O eleitor poderá apresentar RG, carteira de trabalho e certidão militar de reservista. Segundo o TRE o passaporte do modelo antigo (verde) será aceito. No caso passaporte do modelo novo (azul) , será necessário também apresentar outro documento que informe a filiação.

A carteira nacional de habilitação será aceita. No caso do primeiro título, o eleitor terá de apresentar também um documento que contenha a informação sobre a nacionalidade.

Se o eleitor não tiver nenhum documento com foto, poderá apresentar certidões de nascimento e casamento. O eleitor que tiver em dúvidas pode entrar em contato com o TRE do Piauí por meio do telefone (86) 2107-9700 ou (86) 2107-9796.

Confira situação dos títulos cancelados:

Picos
Nº de eleitores: 46.494
Eleitores revistos: 37.593
Transferências: 1.042
Alistamento: 1.670
Faltosos: 8.901 eleitores

Francisco Santos
Nº de eleitores: 6.059
Transferências: 171
Alistamento: 291
Faltosos: 1.087

Floriano
Nº de eleitores: 39.663
Eleitores revistos: 33.415
Transferências: 1.511
Alistamento: 1.885
Faltosos: 6.248 eleitores

PortalAZ

Botão Voltar ao topo
Quer falar a Redação? Comece aqui

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Publicidade