DestaquesGeralTodas as Notícias

Picos possui menores índices de vulnerabilidade social

anuncio17 UNIFSA

A cidades de Picos e Floriano apresentaram em 2010 os melhores indicadores sociais do Piauí, superando a capital Teresina, segundo Atlas divulgado nesta quarta-feira (2) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). A capital apresentava o menor Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) do país em 2000 e, apesar da redução dos números em 10 anos, foi ultrapassada pelos dois municípios.

A pesquisa é feita com base nos índices de infraestrutura urbana, capital humano e renda e trabalho em cada município brasileiro divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O índice vai de 0 a 1, considerando melhor resultado aquele mais baixo, que indica menor incidência de casos indesejados – como mortalidade infantil, desemprego e esgoto sem tratamento.

Vista panorâmica de Picos
Picos vista do morro da Aerolândia – Foto: J.Silva

No ano 2000, o IVS de Teresina era de 0,406 e em dez anos caiu para 0,288. Já os municípios de Floriano e Picos, que em 2000 apresentaram índices de 0,436 e 0,443, reduziram para 0,284 e 0,286 respectivamente.

Dentre as cidades com piores desempenhos, o município de Ilha Grande foi o pior do Piauí no ano 2000, com IVS de 0,756. O município ocupou a 96ª posição no país. Já em 2010, Lagoa do Barro ocupou a pior colocação estadual, com índice de 0,682 e em 59º lugar do Brasil.

O Piauí em 2010 apresentou índice de 0,403 e em 2000 o IVS era de 0,551. No Brasil, O Brasil saiu de 0,440 para 0,320.

Aspectos observados

Dentre as três áreas observadas, a de infraestrutura observa a presença de redes de abastecimento de água, de serviços de esgotamento sanitário e coleta de lixo no território, bem como o indicador do tempo gasto no deslocamento entre a moradia e o local de trabalho pela população.

Cidade de Picos

Quanto ao capital humano, a pesquisa analisou a qualidade da saúde e da educação. Foram adotados indicadores de mortalidade infantil; da presença, nos domicílios, de crianças e jovens que não frequentam a escola; de mães precoces, e de mães chefes de família, com baixa escolaridade e filhos menores; da ocorrência de baixa escolaridade entre os adultos do domicílio; e da presença de jovens que não trabalham e não estudam.

No quesito renda e trabalho foi analisado não apenas o rendimento médio dos indivíduos, mas também a desocupação de adultos; a ocupação informal de adultos pouco escolarizados; a dependência com relação à renda de pessoas idosas; assim como a presença de trabalho infantil.

Veja abaixo as cinco cidades piauienses com os melhores e piores desempenhos no IVS do IPEA, em 2000 e 2010.

2000

Piores índices

Ilha Grande
Lagoa do Barro do Piauí
Marcolândia
Tanque do Piauí
Capitão Gervásio Oliveira

Melhores índices

Teresina
São Félix do Piauí
Floriano
Jatobá do Piauí
Picos

2010

Piores índices

Lagoa do Barro do Piauí
Curralinhos
Assunção do Piauí
Cajueiro da Praia
Ilha Grande

Melhores índices

Floriano
Picos
Teresina
Bocaina
São Félix do Piauí

Cidade Verde

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.