ad16
GeralTodas as Notícias

Picos realiza Campanha de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

SEMTAS, realizará atividades de mobilização da sociedade, com foco na prevenção e na divulgação dos mecanismos de denúncia.

Com o objetivo de mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes, a Prefeitura Municipal de Picos-PI, através da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social – SEMTAS, com a parceria das demais secretarias, Conselho Tutelar e órgãos de defesa, abraçou a Campanha Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes/2021, campanha essa que tem o Dia 18 de Maio como o dia de culminância.

Secretária de Assistência Social, Marinalva Silva – Foto: Fátima Miranda

Durante os dias que antecederão o dia “D” – 18 de Maio -, a Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social – SEMTAS, realizará atividades de mobilização da sociedade, com foco na prevenção e na divulgação dos mecanismos de denúncia.

Segue a programação:

  • DIA 10 DE MAIO/2021 – Abertura Oficial da Campanha e divulgação de vídeo institucional
  • DE 10 a 18 de MAIO/2021
  • Ações pontuais com divulgação virtual de material informativo (panfletos, cartazes, vídeos informativos e vídeo institucional)
  • Organização de espaços específicos nos equipamentos sociais CRAS e CREAS, com informes de divulgação da campanha.
  • DIA 18 de MAIO de 2021 – Dia “D” Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
  • 18h – Roda de Conversa Virtual: “Desafios no Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”

Participantes:

-Dra. Yara Moura Bezerra – Procuradora Municipal (Mediadora)
-Dra. Itanieli Rotondo Sá – Promotora de Justiça
-Gilmara Ferreira Vale – Assistente Social/CREAS
-Jenilsom Antônio de Oliveira – Conselheiro Tutelar
-Kélia Alice Rocha Costa – Psicóloga /CRAS
-Psiquiatra – a confirmar

A violência sexual praticada contra crianças e adolescentes envolve vários fatores de risco e vulnerabilidade quando se considera as relações de gênero, de raça/etnia, de orientação sexual, de classe social, de geração e de condições econômicas.

Nessa violação são estabelecidas relações diversas de poder, nas quais tanto pessoas e/ou redes utilizam crianças e adolescentes para satisfazerem seus desejos e fantasias sexuais e/ou obterem vantagens financeiras e lucros, tornando-os despossuídos de humanidade e proteção.

“A campanha anual do Dia 18 de Maio é a culminância, onde se mobiliza a sociedade para refletir sobre essa questão triste e grave que acomete diariamente crianças e adolescentes em todo o país, mas entende que a preocupação de todos tem que ser diária, com olhar atento e com ações que busquem cada vez mais o cuidado e a proteção”, explica a Secretária Municipal do Trabalho e Assistência Social, Marinalva Lima.

O Dia 18 de Maio  – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é instituído pela Lei Federal nº 9.970/2000.

Ccom PMP

Botão Voltar ao topo
Quer falar a Redação? Comece aqui

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Publicidade