ad16
EducaçãoGeral

Picos recebe certificação do unicef pela educação

[ad#336×280]O município de Picos recebeu, nessa segunda-feira (19), certificação do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef ) como reconhecimento pelos trabalhos desenvolvidos na Educação Municipal. Durante o evento, os alunos que participaram do programa Palavra de Criança foram agraciados com certificados que comprovem habilidades de leitura, compreensão de texto e de escrita necessárias para a criança ser considerada alfabetizada.

Na solenidade, onde segundo o representante do UNICEF e oficial para a educação do Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte, Rui Aguiar, as autoridades eram as crianças, as mesmas leram cartinhas destinadas a prefeitos e secretários pedindo o envolvimento do Poder Público com a alfabetização na idade certa. Do município de Picos, a aluna da Escola Municipal Celso Eulálio, Lucimara Brandão, apresentou ao secretário de educação, Padre Walmir Lima, o desejo de que todos os seus coleguinhas aprendam a ler e escrever.

Selo Unicef- Foto: Ascom SEME
Selo Unicef- Foto: Ascom SEME

Segundo o coordenador Rui Aguiar a entrega dos certificados é uma conquista para a região. Ainda de acordo com ele, o trabalho do Unicef e do Instituto PróBem, em parceria com os municípios, continuará com o objetivo de alfabetizar as crianças que terminaram o 3° ano do Ensino Fundamental.

Selo Unicef pela educação-Foto: Ascom Seme
Selo Unicef pela educação-Foto: Ascom Seme

Para o Secretário Municipal de Educação de Picos, Padre Walmir Lima, o reconhecimento é merecido. Prova disso, foram as leituras feitas pelos alunos mostrando a evolução adquirida com o programa. O secretário assegurou que continuará com programas e atividades que incentivem o aprendizado das crianças. “Vamos trabalhar para erradicar o analfabetismo em nossas crianças. Queremos que elas aprendam ler e interpretar, possam ter uma opinião crítica. Costumo dizer que o poder que vem do conhecimento é o mais importante, além disso, é o que gera desenvolvimento de um município”.

Antes da entrega dos certificados o grupo cultural Orion, dramatizou a peça teatral “Palavra de Criança” mostrando a solidariedade da menina Keila com o amigo Israel que não sabia ler.

O evento aconteceu no auditório da Associação Comercial e Industrial de Picos e contou com coordenadores do programa, secretários de Educação e prefeitos, dos nove municípios agraciados: Picos, Santana do Piauí, Inhuma, Ipiranga, Bela Vista, São João da Canabrava, Padre Marcos, Pio IX e Santa Rosa.

Ascom Seme

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade