Picos registra 58 casos de dengue confirmados
O mosquito da dengue, Aedes aegypti, sempre causa medo na população, atualmente é muito comum ouvir falar de casos que vem acontecendo em Picos.
A dengue é uma doença que os sintomas se confundem com a gripe, mas a proporção de danos causados pela dengue é bem maior, podendo se agravar para dengue hemorrágica e levar à morte.
Em Picos já foram registrados casos de dengue este ano, mas segundo o diretor do Centro de Controle de Zoonoses, veterinário Agenor de Sousa Martins não há motivos para a população se alarmar, pois não há um número considerável de casos.
Segundo Agenor Martins a melhor forma de prevenir é o cuidado para não permitir a proliferação do mosquito, ele afirma, ainda, que a geografia da cidade pode auxiliar na multiplicação do mosquito, por exemplo, nas encostas dos morros não existe abastecimento regular de água, assim, moradores estocam água sem tomar os cuidados devidos, a coleta de lixo muitas vezes não chega até os moradores, assim vão aglomerando pneus e outros recipientes que acumulam água.
Segundo a Coordenadora de Vigilância Epidemiológica de Picos Maria Onofre, em 2011 foram registrados 106 casos confirmados e registrados, e até o mês de setembro deste ano, são 58 casos confirmados e 01 caso de dengue com complicações.
“Dados mostram que o bairro Morada do Sol é onde há maiores índices de focos do mosquito, mas casos da doença não foram registrados ainda. A cidade de Picos está pulverizada, cada civil deve cuidar para não dar abrigo ao mosquito”, advertiu Agenor Martins.