DestaquesGeralTodas as Notícias

Picos registra aumento nos casos de Hanseníase

anuncio17 UNIFSA

Após a divulgação dos dados do boletim Epidemiológico do Estado do Piauí para a Hanseníase, a cidade de Picos teve um aumento no número de casos da doença em 2015.

Ao todo, foram contabilizados 108 casos de hanseníase na região de Picos, o que representa um aumento se comparado à 2014, onde foram registrados 92.

Em todo o Piauí foram registrados 901 casos, sendo que 58 foram constatados em crianças.

Segundo o coordenador do Programa de Controle e Tratamento da Hanseníase em Picos, Gilberto Valentim, o aumento no número de casos já era esperado devido os trabalhos de conscientização e de tratamento da hanseníase terem sido intensificados.

“Já era esperado devido a descentralização do serviço e a qualidade do serviço prestado. Cada vez mais buscamos estar ampliando a rede de cobertura que hoje já engloba 52 munícipios”, disse Gilberto Valentim.

Ainda segundo as informações, entre os 108 casos confirmados da doença, 35 foram registrados somente no município de Picos, o que equivale a 40% do número total.

A doença

A hanseníase é uma doença infecciosa e contagiosa causada por um bacilo denominado Mycobacterium leprae. A hanseníase não é hereditária e sua evolução depende de características do sistema imunológico da pessoa que foi infectada.

Os sintomas da hanseníase incluem:- Sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades; manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato; áreas da pele aparentemente normais que têm alteração da sensibilidade e da secreção de suor; caroços e placas em qualquer local do corpo; diminuição da força muscular (dificuldade para segurar objetos).

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.