ad16
Geral

Picos sedia 1º Encontro de Educação Fiscal da Região Sul

I Encontro de Educação Fiscal-Foto: Romário Mendes
I Encontro de Educação Fiscal-Foto: Romário Mendes

Esta acontecendo no Auditório do Picos Hotel, o 1º Encontro de Educação Fiscal da Região Sul. O evento teve início na manhã desta quinta-feira (13) e conta com a presença de representantes da área fazendária e de educação de todos os municípios da região de Picos.

A realização do Encontro Regional é uma iniciativa do Grupo de Educação Fiscal do Piauí (GEFE-PI), sob a organização de João Carvalho, que também é coordenador de Educação Fiscal na Secretaria da Fazenda do Piauí. Além de integrante do GEFE-PI

O encontro foi aberto pelo o coordenador do GEFE/PI, João Carvalho, em seguida realizada uma apresentação cultural e logo depois iniciou as palestras.

O principal objetivo do encontro é promover uma maior integração entre os parceiros e membros dos subgrupos de Educação Fiscal e Coordenação Estadual para o fortalecimento da inserção do conteúdo de Educação Fiscal nas escolas públicas, de forma a permear os conteúdos da base nacional comum e da parte diversificada do currículo escolar, além da socialização do Plano Estratégico do Programa Nacional de Educação Fiscal (PNEF) – 2013 a 2015.

João Carvalho, coordenador de Educação Fiscal na Secretaria da Fazenda do Piauí-Foto: Romário Mendes
João Carvalho, coordenador de Educação Fiscal na Secretaria da Fazenda do Piauí-Foto: Romário Mendes

Segundo o coordenador do GEFE/PI, João Carvalho, o sentido da Educação Fiscal é levar a conscientização dos cidadãos no exercício da cidadania para lutar pelos seus direitos, explicando não só a necessidade de arrecadar um imposto, como também explicando como esse imposto é gasto.

Para o secretário de Fazenda do Piauí, Silvano Alencar, na área tributária a população não cobra da forma necessária, porque não conhece aquilo que ela contribui para a formação do país e para a prestação de serviço da saúde e educação.

“No momento em que a secretaria se dispõe a esclarecer para a população, ela tem a obrigação de pagar tributos e ao mesmo tempo o direito de requisitar serviços de qualidade, acreditamos que é uma política ajustada para que no futuro próximo os cidadãos possam requisitar do governo os seus legítimos direitos”, informa.

Prefeito Kleber também marcou presença no encontro-Foto: Romário Mendes
Prefeito Kleber também marcou presença no encontro-Foto: Romário Mendes

Presente no evento, o prefeito de Picos Kleber Eulálio, fala que a Educação Fiscal é de suma importância para a população se conscientizar da importância de receber a nota fiscal para que aquele imposto que o cidadão paga seja transferido aos cofres do estado. “Depois seja distribuído à fatia de cada município para que todos possam fazer frente às necessidades que enfrentam no dia a dia”, fala.

O encontro segue amanhã (13) com a realização de uma palestra com o palestrante, o Auditor Fiscal, Clésio Teixeira Coelho, apresentações de experiências educativas vivenciadas pelo subgrupo da 6º GERAT- Picos, reunião da Coordenação e Subgrupos para alinhamento de ações de Educação Fiscal para o 2º semestre de 2013 e encerra as atividades com a Apresentação dos Relatórios.

Botão Voltar ao topo
Quer falar a Redação? Comece aqui

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Publicidade