ad16
AutoPECASonline24.pt
https://ead.uninta.edu.br/
GeralTodas as Notícias

Picos sedia Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido

Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido-Foto: Ascom
Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido-Foto: Ascom

Com objetivo de integrar sabedoria popular com as experiências de sucesso de convivência com o semiárido, foi realizado de 29 a 31 de outubro, no Centro de Treinamento Diocesano de Picos, o Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido. Participaram do evento comunicadores, coordenadores do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), representantes do Instituto Comradio, do projeto Jovens Radialistas do Semiárido e da Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA).

Durante o fórum os participantes visitaram uma escola que trabalha a educação contextualizada em Ipiranga e a comunidade quilombola Custaneira, em Paquetá do Piauí, que preserva a história de seus antepassados através das sementes nativas.  Segundo Neto Santos, um dos organizadores do fórum, o evento buscou ressaltar as tradições culturais e a produção agroecológica da região. “A gente tem esta grande responsabilidade de valorizar a sabedoria popular, para que a sociedade perceba que o semiárido não tem só animais morrendo de sede. O semiárido tem sábias famílias que eternamente viveram bem e isso nunca é noticia”, comentou.

De acordo com Ylka Oliveira, assessora de comunicação da ASA Brasil, o fórum gerou bons resultados. “Foram três dias muito produtivos, muito positivo de debates, discussões e reafirmações das nossas praticas e conceitos. Saímos daqui com a certeza de que a comunicação é um direito onde cada vez mais famílias de agricultores e de todos os povos do semiárido possam colocar sua voz e falar pro mundo o que eles vem fazendo de tão bom e produtivo”.

Os resultados do encontro serão publicados no boletim de noticias Candeeiro, que traz a sistematização de experiências das famílias de agricultores que estão na área rural, e produzido por comunicadores e comunicadoras de uma rede com mais de 3 mil organizações e mais de cem profissionais da comunicação atuando no semiárido.

 Ascom

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade