ad16
AutoPECASonline24.pt
CidadeGeral

Picos sedia o III Seminário sobre Saneamento Rural

Seminário sobre Saneamento Rural acontece em Picos
Seminário sobre Saneamento Rural acontece em Picos

Acontece em Picos nos próximos dias 15 a 16 de maio, a partir das 8h, na Universidade Federal do Piauí – UFPI, o III Seminário de Gestão do Sistema Integrado de Saneamento Rural do Piauí-SISAR-PI, com a presença de lideranças comunitárias em parceria com o Poder Público. O evento tem como tema: Avanços e perspectivas no âmbito do Plano Nacional de Saneamento Básico – PLANSAB.

Neste ano de 2012 o Piauí foi contemplado para sediar o III Seminário de Gestão dos SISAR’s e Centrais. O presente evento está tomando forma e amplitude, despertando o interesse não só dos que atuam diretamente neste modelo, mas, sobretudo, dos órgãos financiadores nacionais e internacionais.

O SISAR-PI foi constituído em 17 de Abril de 2004, com a finalidade de gerir sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário em comunidades rurais e pequenas sedes municipais vem ao longo de seus oito anos de experiência proporcionando melhoria na qualidade de vida de aproximadamente 30.000 usuários das vinte e nove comunidades rurais e sedes municipais filiadas.

É com o apoio das comunidades e Prefeituras Municipais, através da gestão participativa que conseguimos fornecer água tratada 24 horas por dia a essa população. A arrecadação das tarifas de água e esgoto compatíveis com a realidade econômica de seus usuários garante a cobertura dos custos e investimentos na operação e manutenção dos sistemas.

Além do Piauí, dois outros Estados são pioneiros na implementação deste modelo de gestão em comunidades rurais: Bahia, com duas Centrais de Abastecimento de Água e Esgoto, implantados em 1994 e o Ceará, com a implantação do primeiro SISAR em Sobral no ano de 1995. Com uma atitude resoluta em prol do Saneamento Rural, o Governo do Estado do Ceará decidiu pela replicação do modelo SISAR e conta atualmente com 08 SISAR’s que abrange toda a área rural do Estado do Ceará. Administra cerca de 89.000 ligações domiciliares, numa população de aproximadamente 389.000 pessoas.

É importante ressaltar que os resultados apresentados na gestão participativa SISAR/CENTRAIS, seja no âmbito da organização administrativa, financeira, contábil, social, sejam no âmbito da organização técnica (suporte preventivo e corretivo) e de constante vigilância quanto à qualidade da água fornecida, têm despertado o interesse nos demais Estados da nossa Federação em aprofundar-se no modelo, como estratégia e solução para gestão do Saneamento Rural.

Em 2009 realizou-se em Juazeiro do Norte (CE) o I Seminário de Gestão entre os SISAR’s do Ceará, Piauí e as Centrais da Bahia. O objetivo foi de socializar as experiências vividas em cada Estado e buscar alternativas para melhoramento dos serviços prestados às comunidades filiadas. No ano de 2010, em Jacobina (BA), ocorreu o II Seminário entre as entidades supracitadas, com o mesmo intuito de estreitar os laços e experiências relacionadas ao saneamento rural de cada Estado.

Com isso, este seminário apresenta-se como uma excelente oportunidade de reflexão e análise de experiências das ações relacionadas ao Saneamento Básico Rural, e servirá como base de aperfeiçoamento dos conhecimentos construídos para tomada de decisões focadas no desenvolvimento do modelo.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade