CidadeGeral

Picos sedia o III Seminário sobre Saneamento Rural

anuncio17 UNIFSA
Seminário sobre Saneamento Rural acontece em Picos
Seminário sobre Saneamento Rural acontece em Picos

Acontece em Picos nos próximos dias 15 a 16 de maio, a partir das 8h, na Universidade Federal do Piauí – UFPI, o III Seminário de Gestão do Sistema Integrado de Saneamento Rural do Piauí-SISAR-PI, com a presença de lideranças comunitárias em parceria com o Poder Público. O evento tem como tema: Avanços e perspectivas no âmbito do Plano Nacional de Saneamento Básico – PLANSAB.

Neste ano de 2012 o Piauí foi contemplado para sediar o III Seminário de Gestão dos SISAR’s e Centrais. O presente evento está tomando forma e amplitude, despertando o interesse não só dos que atuam diretamente neste modelo, mas, sobretudo, dos órgãos financiadores nacionais e internacionais.

O SISAR-PI foi constituído em 17 de Abril de 2004, com a finalidade de gerir sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário em comunidades rurais e pequenas sedes municipais vem ao longo de seus oito anos de experiência proporcionando melhoria na qualidade de vida de aproximadamente 30.000 usuários das vinte e nove comunidades rurais e sedes municipais filiadas.

É com o apoio das comunidades e Prefeituras Municipais, através da gestão participativa que conseguimos fornecer água tratada 24 horas por dia a essa população. A arrecadação das tarifas de água e esgoto compatíveis com a realidade econômica de seus usuários garante a cobertura dos custos e investimentos na operação e manutenção dos sistemas.

Além do Piauí, dois outros Estados são pioneiros na implementação deste modelo de gestão em comunidades rurais: Bahia, com duas Centrais de Abastecimento de Água e Esgoto, implantados em 1994 e o Ceará, com a implantação do primeiro SISAR em Sobral no ano de 1995. Com uma atitude resoluta em prol do Saneamento Rural, o Governo do Estado do Ceará decidiu pela replicação do modelo SISAR e conta atualmente com 08 SISAR’s que abrange toda a área rural do Estado do Ceará. Administra cerca de 89.000 ligações domiciliares, numa população de aproximadamente 389.000 pessoas.

É importante ressaltar que os resultados apresentados na gestão participativa SISAR/CENTRAIS, seja no âmbito da organização administrativa, financeira, contábil, social, sejam no âmbito da organização técnica (suporte preventivo e corretivo) e de constante vigilância quanto à qualidade da água fornecida, têm despertado o interesse nos demais Estados da nossa Federação em aprofundar-se no modelo, como estratégia e solução para gestão do Saneamento Rural.

Em 2009 realizou-se em Juazeiro do Norte (CE) o I Seminário de Gestão entre os SISAR’s do Ceará, Piauí e as Centrais da Bahia. O objetivo foi de socializar as experiências vividas em cada Estado e buscar alternativas para melhoramento dos serviços prestados às comunidades filiadas. No ano de 2010, em Jacobina (BA), ocorreu o II Seminário entre as entidades supracitadas, com o mesmo intuito de estreitar os laços e experiências relacionadas ao saneamento rural de cada Estado.

Com isso, este seminário apresenta-se como uma excelente oportunidade de reflexão e análise de experiências das ações relacionadas ao Saneamento Básico Rural, e servirá como base de aperfeiçoamento dos conhecimentos construídos para tomada de decisões focadas no desenvolvimento do modelo.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.