ad16
DestaquesTodas as Notícias

Picos sedia palestra sobre aproveitamento integral dos resíduos sólidos

A ação, que foi realizada na Câmara Municipal, se conecta diretamente ao Novo Marco Legal Regulatório do Saneamento Básico, previsto na Lei 14.026/20, art. 54.

A Prefeitura de Picos realizou, na manhã desta quarta-feira (10), uma palestra sobre o aproveitamento Integral dos Resíduos Sólidos. A ação, que foi realizada na Câmara Municipal, se conecta diretamente ao Novo Marco Legal Regulatório do Saneamento Básico, previsto na Lei 14.026/20, art. 54.

Com o tema “Aproveitamento Integral dos Resíduos Sólidos Urbanos para Encerramento de Lixões”, a palestra foi ministrada pelo presidente do Instituto Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (INCT), Marcus Andrey Vasconcellos. O engenheiro sanitário do INCT, Luiz Mário Lima, também falou, por videoconferência, sobre as ações e tecnologias de aproveitamento de resíduos sólidos urbanos para o público presente.

O prefeito Gil Paraibano declarou que o lixo está se tornando um grande problema em todos os municípios do Brasil. Segundo o gestor, o município de Picos se mostra preocupado com a destinação correta dos resíduos sólidos. “Trouxemos esse palestrante para explicar bem a respeito da destinação correta do lixo. Então vamos trabalhar pra gente conseguir uma máquina de reciclagem e reaproveitamento de lixo para evitar a poluição e melhorar o meio ambiente”, disse.

Prefeito Gil Paraibano participando da palestra – Foto: Romário Mendes

O prefeito de Sussuapara, Naerton Moura, também participou do evento e destacou a importância da criação de um consórcio entre os municípios. “É muito importante essa interação entre todas as prefeituras para que a gente faça um consórcio e cuide dos resíduos sólidos. O problema não é só aqui no Piauí, mas em todo o país. Então temos que cuidar desse resíduo sólido, uma vez que não ficando em um local apropriado pode gerar várias doenças. É através desse consórcio que podemos trazer a solução ideal para esses resíduos sólidos, que é produzido em todos os municípios”, pontuou.

Prefeito de Sussuapara, Naerton Moura – Foto: Romário Mendes

Representando o prefeito Elvis Ramos, a vice-prefeita de Ipiranga do Piauí, Iolanda Rêgo, esteve presente na palestra e informou que o momento é muito importante, pois o munícipio já está preocupado com essa realidade. “Temos em Ipiranga, juntamente com Dom Expedito Lopes, São João da Varjota e Inhuma um consórcio intermunicipal chamado Consórcio Buritis e que se trata especificamente, com muita ênfase, a questão dos resíduos sólidos e a busca de recursos para a gente conseguir entrar esses quatros municípios e trabalhar esse problema, que é de todos eles e hoje esse momento aqui em Picos fortalece”, declarou.

Vice-prefeita de Ipiranga do PI, Iolanda Rêgo – Foto: Romário Mendes

O evento reuniu representantes de vários munícipios da região de Picos, como prefeitos, vice-prefeitos e secretários. Além do prefeito de Picos, Gil Paraibano, do presidente da Câmara, Chaguinha e vereadores picoenses.

Botão Voltar ao topo
Quer falar a Redação? Comece aqui

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Publicidade