ad16
DestaquesEducaçãoPio IXTodas as Notícias

Pio IX: Alunos protestam com guarda-chuvas pedindo cobertura de quadra exposta a sol e chuva

A Seduc comunicou que o processo de licitação para a reforma da Unidade Escolar Francisco Suassuna de Melo está em andamento.

Mais de 200 alunos da Unidade Escolar Francisco Suassuna De Melo, localizada no município de Pio IX, Sul do Piauí, fizeram um protesto usando guarda-chuva para mostrar que a quadra esportiva da escola não tem cobertura e eles são obrigados a praticar atividades físicas expostos ao sol (assista ao vídeo acima). Além da falta de cobertura, os estudantes reivindicam por reforma no setor de esportes.

Os estudantes também reclamam do matagal que é formado no entorno da quadra e fizeram uma ‘vaquinha’ para arrecadar dinheiro e pagar a trabalhadores para capinar o mato.

Alunos protestam com guarda-chuva falta de cobertura de quadra — Foto: Reprodução/Redes Sociais
Alunos protestam com guarda-chuva falta de cobertura de quadra — Foto: Reprodução/Redes Sociais

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) comunicou que o processo de licitação para a reforma da Unidade Escolar Francisco Suassuna de Melo está em andamento, bem como a construção da quadra.

Segundo a coordenadora da unidade, Regilene Carvalho, os alunos praticavam atividades no próprio prédio da escola Francisco Suassuna de Melo, que atendia as necessidades deles. No entanto, ano passado o Governo do Estado transferiu o alunado para a Unidade Escolar Nossa Senhora do Patrocínio, onde há os problemas de estrutura e prometeu reformar a quadra dentro de um ano, mas nada foi feito.

“Já enviamos um encaminhamento e equipes já vieram para avaliar o prédio, mas até agora estamos aguardando. É ruim para eles, porque os horários das aulas práticas vai de 7h às 11h no turno da manhã e na tarde fica ainda mais inviável, pois as aulas são das 13h às 17h. Não tem como praticar atividades”, disse a coordenadora.

O G1 conversou com uma mãe de um dos alunos e ela falou que a iniciativa do protesto foi da professora de Educação Física. Os estudantes Sebastião Neto e Ana Vitória aparecem no vídeo feito pelos estudantes para mostrar que a prática das atividades acontece debaixo do ‘sol muito forte’ e de chuva.

“A professora, juntamente com os alunos, que precisavam de aulas práticas em educação física, tiveram essa ideia de mobilização para pedir melhorias na estrutura da escola”, falou Ivanda Pinheiro.

*José Marcelo, estagiário sob supervisão de Catarina CostaG1 Piauí

Etiquetas
Botão Voltar ao topo
Fechar
Publicidade