ad16
DestaquesGeralMunicípiosPio IX

PIO IX: Estudantes jogam futebol com ‘sombrinhas’ em protesto

[ad#336×280]Alunos da Unidade Escolar Francisco Suassuna de Melo, em Pio IX, fizeram uma manifestação inusitada. Com guarda-chuvas (também chamado de sombrinhas), eles jogaram futebol na quadra esportiva do colégio.

O objeto era a denúncia ao problema; uma ironia ao descaso. Na partida/protesto os estudantes reivindicavam a cobertura e a modernização do espaço. A escola foi inaugurada em maio de 1960. E a quadra é a mesma de 53 anos atrás: piso de cimento, exposta o dia inteiro ao sol, traves enferrujadas e sem redes.

Também não há estrutura para a prática de outros esportes, como basquete, por exemplo. Até a realização de competições internas é prejudicada, porque não existem arquibancadas. Os campeonatos da Francisco Suassuna são realizados fora da escola, na única quadra poliesportiva de Pio IX.

Estudantes jogaram segurando 'sombrinhas' - Foto: Grasiane Sá / PortalODia
Estudantes jogaram segurando ‘sombrinhas’ – Foto: Grasiane Sá / PortalODia

A construção de uma quadra poliesportiva coberta na escola já foi até anunciada. Em junho de 2010 o deputado federal Nazareno Fonteles (PT-PI) divulgou na mídia local o empenho de aproximadamente R$ 2 milhões do Orçamento de 2010 do Governo Federal para o desenvolvimento do esporte educacional.

A obra em Pio IX estava inclusa nessa verba, oriunda de uma emenda parlamentar apresentada pelo deputado petista ainda em 2009. Três anos após o anúncio, e cansados de esperar, os estudantes ergueram seus guarda-chuvas e entraram em quadra para protestar. O problema segue sem solução.

A Unidade Escolar Francisco Suassuna de Melo é responsabilidade da Secretaria de Educação do Estado, que é ciente da falta de estrutura do colégio. 

Fonte: Portal O Dia

 

Etiquetas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Fechar
Publicidade