A Polícia Militar do Piauí, por meio da 1ª Companhia do 20º BPM, em ação integrada com o Grupamento da Polícia Militar (GPM) de Acauã, conduziu cinco homens suspeitos de prática de caça ilegal na zona rural de Jacobina do Piauí. A ocorrência foi registrada nesta terça-feira (10), na localidade Carnaíba.
A ação teve início após informações repassadas pelo serviço de inteligência do 20º BPM sobre a circulação suspeita de um veículo branco nas localidades Japadinha e Carnaíba. As equipes realizaram abordagem a um Volkswagen Gol 1.0, que trafegava por uma estrada vicinal.

No interior do automóvel estavam cinco homens. Durante a revista, os policiais encontraram seis tatus, sendo um já abatido, três cães treinados para caça e diversos instrumentos utilizados na captura de animais silvestres, como pás, enxadecos, foices, facão, alicate de corte e lanternas, além de cinco aparelhos celulares.
Os conduzidos foram identificados pelas iniciais R.C.S., de 33 anos; A.S.A., de 37 anos; K.S.P., de 30 anos; W.E.S.C., de 30 anos; e J.G.S., de 20 anos, todos naturais do estado do Piauí.

A ocorrência foi enquadrada no artigo 29 da Lei nº 9.605/1998 (Crimes Ambientais), que trata de matar, perseguir, caçar ou apanhar espécimes da fauna silvestre sem autorização legal, e no artigo 19 do Decreto-Lei nº 3.688/1941 (Lei das Contravenções Penais), referente ao porte de arma fora da residência sem licença da autoridade competente.

Os suspeitos, juntamente com os animais e o material apreendido, foram apresentados na 12ª Delegacia Regional de Polícia Civil, onde foram adotados os procedimentos legais cabíveis.

