GeralPolíticaTodas as Notícias

PMDB e PT sinalizam acordo para evitar disputa pelo TCE-PI

anuncio17 UNIFSA

O PMDB vai se reunir na próxima semana para fechar questão em torno da candidatura do partido à vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE). O suplente de deputado Mauro Tapety já colocou a candidatura na rua, mas surgiu esta semana o nome do prefeito de Picos, Kléber Eulálio, como outro concorrente. Mauro Tapety afirmou que não tem nenhum empecilho para ser conselheiro e que é candidato.

O PT ameaça colocar o nome do suplente de deputado João de Deus, mas poderá também apoiar o nome de Kléber Eulálio porque, se o prefeito for escolhido, o partido ganha a prefeitura de Picos – o vice-prefeito da cidade, padre Valmir Lima, é do PT. O apoio à candidatura de Kléber evita também mais uma queda de braço do governo com o PMDB – na última, na eleição da Assembleia Legislativa, o governo saiu derrotado e enfraquecido.

Prefeito Kléber Eulálio, de Picos: candidatura a conselheiro do TCE-PI pode contar com apoio do governo e do PT
Prefeito Kléber Eulálio, de Picos: candidatura a conselheiro do TCE-PI pode contar com apoio do governo e do PT

Kleber Eulálio confirmou que Mauro já tinha se anunciado e não pretende confrontá-lo. Os dois têm uma relação antiga de amizade. “Eu não quero partir para o confronto contra o deputado Mauro Ta-pety. Ele é meu amigo e já co-locou seu nome como candidato. Só irei me manifestar oficialmente após uma decisão interna da legenda”, disse Kleber Eulálio. Para evitar um problema interno no PMDB, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Themís-tocles Filho, pediu que nenhum dos dois se manifeste sobre a eleição para a vaga de conselheiro do TCE-PI, até o partido se reunir e decidir internamente sobre o assunto.

A recomendação é extensiva aos outros membro do partido. “A comunicação da vacância ainda nem chegou à Assembleia. O PMDB só irá se manifestar sobre esse assunto quando formos notificados. Antes disso não faz sentido”, adiantou Themístocles resumindo o assunto sobre a ocupação da vaga no TCE-PI. A escolha do novo conselheiro do TCE-PI vai acontecer somente de março para abril.

O tribunal já concluiu o processo de aposentadoria do ex-conselheiro Anfrísio Neto Lobão Castelo Branco, mas o comunicado de vacância só deverá ser enviado à Assem-bleia Legislativa no início de março, quando então será iniciado o prazo de inscrição dos candidatos.

Fonte: Diário do Povo

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.