ad16
https://ead.uninta.edu.br/
AutoPECASonline24.pt
DestaquesPolíciaTodas as Notícias

Polícia Militar divulga balanço da primeira fase da operação Vale do Guaribas

Na manhã desta sexta-feira (31),  o comando do 4º BPM/PMPI  de Picos divulgou o Balanço Geral da primeira fase da Operação Vale do Guaribas e,  apresentou o Comparativo dos índices criminais de janeiro de 2019 e 2020.

A operação está em andamento desde o dia 10 de janeiro de 2020 e, conta com o emprego das equipes policiais militares da Coordenadoria Geral de Operações da PMPI, Serviço de Inteligência do 4º BPM, Força Tática, ROCAM e mais equipes da Força Tática da Companhia do Promorar (Teresina), RONE, BOPE, BTAP e TOR (BPRE.

A operação estava prevista  para finalizar  dia 07 de fevereiro de 2020, tendo, por determinação do Comandante Geral da PMPI, Coronel Lindomar Castilho, sido prolongada até fim do período de carnaval na região.

A Operação Vale do Guaribas está com uma somatória de 3.957 (três mil novecentos e cinquenta e sete) entre abordagens a transeuntes, automóveis, motocicletas e ônibus, houve uma sensível redução nos índices de ocorrência em relação ao período de janeiro do ano passado, que foram evidenciadas tanto no número absoluto quanto na natureza das mesmas.

De acordo com o registro registros da Central de Operações Policiais Militares (COPOM) do 4º BPM, ocorreu uma diminuição em torno de 10% do número total das ocorrência através 190 (EMERGÊNCIA POLICIAL). Esse balanço é contado o dia 30 de janeiro de 2020.

Qualitativamente, os ganhos no combate ao crime foram ainda mais significativos, visto que houve um decréscimo substancial de ocorrências praticadas mediante violência e grave ameaça à pessoa, com a manutenção do registro zero de homicídio, mesmo quantitativo de 2019, mas com a redução de 83% no número de conduções por flagrante delito e, sobretudo, com redução 62,5% no número de registros roubos/furtos a transeuntes e diminuição de cerca de 78% de prática de crime de roubo/furto de veículos e motocicletas naidade de Picos.

Pontualmente, desde o início da Operação Vale do Guaribas, pode-se destacar a apreensão de um total de cerca de 66kg de cocaína, em duas ocorrências distintas (com o registro histórico da maior apreensão de drogas realizada por um cão policial da PMPI, 64kg); a recuperação de uma carreta roubada na região de São João do Piauí; bem como a captura de três indivíduos foragidos da Justiça e do Sistema Penal.

Oportunamente, o Comando do Batalhão divulgou também o lançamento da “Patrulha do T.C.O.”, que consiste numa equipe policial direcionada exclusivamente para o atendimento das Ocorrências de menor potencial ofensivo, como, por exemplo, “perturbação do sossego, vias de fato, lesão leve, etc.”.

“Ainda há muito o que se fazer!”, pontou o Comandante da Unidade, Major Felipe, explicando que, auxiliado pelo corpo de Oficiais e Praças da Unidade, está traçando planos e metas a serem executadas para gerir e otimizar o policiamento na região, destacando que estão sendo envidados esforços nesse sentido para a implantação do Sistema Mobile, que já existe na capital e em algumas cidades do interior, e que possibilita uma melhor gestão do policiamento, incrementando a fiscalização, o planejamento e a execução otimizada de estratégias operacionais sobretudo, assim como outras providências, como a difusão do Programa “Rede de Proteção Cidadão Alerta, Cidadão Participativo”, que irá “ampliar a comunicação direta entre a comunidade e a Polícia Militar”.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade