ad16
DestaquesTodas as Notícias

Policlínica será aberta neste semestre, promete Florentino

O debate foi proposto pelo presidente da casa, Hugo Victor (MDB), e aprovado pelos demais parlamentares.

O Secretário Estadual de Saúde, Florentino Neto (PT), prometeu reabrir a Policlínica de Picos dentro de 45 dias. O Centro de Assistência Médica de Picos (Campi) foi fechado pelo governador Wellington Dias (PT) em dezembro do ano passado, prejudicando milhares de pessoas da região, especialmente os mais pobres.

A garantia de que a Policlínica será reaberta nesse prazo foi dada pelo secretário de Saúde, Florentino Neto, durante audiência pública realizada na Câmara Municipal de Picos na noite desta quarta-feira, 8. O debate foi proposto pelo presidente da casa, Hugo Victor (MDB), e aprovado pelos demais parlamentares.

Audiência sobre a Policlínica – Foto: Ascom

“Quero dizer que temos uma meta eu e o secretário municipal de Saúde, Dr. Júnior. Dentro de 45 dias a gente abre a Policlínica. Se não foi possível abrir na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) nós vamos comunicar ao povo de Picos a abertura em outro imóvel que possa abrigar o serviço” – anunciou Florentino Neto.

Conduzida por Hugo Victor a audiência pública contou, além da presença do secretário estadual de Saúde, com treze dos quinze vereadores com assento na Câmara de Picos, secretário municipal de Saúde, Waldemar Santos Júnior, o Dr. Júnior (PRP); diretora do Hospital Regional Justino Luz, Patrícia Batista; representantes da OAB-Subseção local e ex-servidores do Campi.

Autor da proposta de audiência pública, o presidente da Câmara Hugo Victor, disse que estava cobrando do secretário Florentino Neto que a Policlínica seja reaberta nos moldes em que ela funcionava anteriormente, quando era gerida pelo antigo Campi. “Lá nós tínhamos dez especialidades médicas, mini-cirurgias, ultrassom, mamografia. Então, era um serviço médico completo para a população de Picos e macrorregião, que não precisava se deslocar à Teresina para ter acesso a essas áreas de saúde” – lembrou Hugo Victor.

O Secretário Municipal de Saúde, Dr. Júnior, disse que a reabertura da Policlínica é uma luta que tem travado desde que foram encerradas as atividades no Campi. “Temos procurado acelerar esse processo para que a Policlínica volte a funcionar, agora sob a gestão do município. E toda a parte burocrática da secretaria municipal de Saúde nós já fizemos. Assinamos o Termo de Cooperação com a Secretaria Estadual de Saúde, bancamos a reforma do prédio da UPA e estamos esperando apenas a portaria do Ministério da Saúde” – destacou Dr. Júnior.

O Secretário Estadual de Saúde, Florentino Neto, reafirmou que a Policlínica será reaberta. No entanto, segundo ele, trata-se de um novo serviço que o Estado vai implantar em parceria com a Prefeitura de Picos e, deverá funcionar no prédio da UPA, localizado no bairro Catavento.

“Além da Policlínica, lá vai funcionar o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), de responsabilidade do governo do Estado e também a Central de Regulação e a Clisam – Clínica de Saúde da Mulher, as duas últimas a cargo do município” – informou o secretário Florentino Neto.

Reportagem José Maria Barros/ Informa Picos

Tags

Leia Também

Publicidade