DestaquesEducação

Polo de ensino via satélite já funciona em Picos e mais seis cidades do Piauí

anuncio17 UNIFSA
Internet - Computador
Ensino a distância

Mais de 2.500 alunos, espalhados por sete municípios do Piauí, já estão participando de cursos técnicos a distância, através de mediação tecnológica, com aulas ministradas a partir de teleconferências transmitidas via satélite. O projeto da Secretaria da Educação e Cultura (Seduc) planeja para 2012 a implantação de 300 pontos semelhantes em diversos municípios do Piauí, beneficiando um total de 36 mil estudantes.

Atualmente, há pontos de mediação tecnológica funcionando nos municípios de Teresina, Floriano, Picos, Cabeceiras, Parnaíba, Uruçuí e Elesbão Veloso. São salas de aula que contam com uma televisão de 42 polegadas ligada a uma antena parabólica. As aulas, geradas no Instituto Federal do Paraná, são transmitidas via satélite para os alunos nos municípios piauienses. Por enquanto, os estudantes têm acesso a cinco cursos técnicos, nas áreas de Logística, Meio Ambiente, Segurança no Trabalho, Reabilitação de Dependentes Químicos e Eventos.

O projeto será expandido em 2012. De acordo com Reinaldo Lopes, gerente de Educação Profissional da Seduc, o processo de licitação para a implantação de 300 pontos de mediação tecnológica por todo o Estado já foi finalizado. “Duas empresas foram selecionadas e devem assinar o contrato de prestação de serviço ainda esse mês”, afirma.  A meta para o ano que vem é ampliar o alcance do projeto, a oferta de cursos, e aperfeiçoar a transmissão das aulas.

Os investimentos previstos para a implantação dessa fase do projeto são da ordem de R$ 15 milhões.

Aluna no curso técnico de Reabilitação de Dependentes Químicos, no Premen Sul, em Teresina, Raimundinha Carvalho se prepara para a última aula antes do recesso de fim de ano, na próxima sexta-feira (17). “Um professor da escola fica em sala, enquanto assistimos às aulas ministradas no Instituto Federal do Paraná. Começamos em outubro e tem sido muito bom”, afirma Raimundinha.

Fonte: Secom

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.