ad16
AutoPECASonline24.pt
Geral

População de Angical dos Domingos discute a comunicação local

[ad#336×280]O povoado Angical dos Domingos, zona rural de Picos, sediou neste último sábado (21) na igreja de São Miguel, o 6º Encontro de Comunicação Comunitária e Popular do Sertão do Piauí. Estiveram presentes no evento comunicadores, representantes de movimentos sociais e a comunidade em geral.

Durante a manhã  após a explanação sobre o projeto de extensão, foram discutidos as temáticas da comunicação local, regional, onde teve uma participação efetiva da comunidade, mostrando suas principais dificuldades e desafios acerca do exercício da  comunicação dentro da comunidade. A falta de estrutura e pequena acessibilidade dos meios comunicacionais são alguns dos problemas que atingem o povoado.

Evento reuniu comunicadores, representantes de movimentos sociais e a população local - Foto: Clebson Lustosa
Evento reuniu comunicadores, representantes de movimentos sociais e a população local – Foto: Clebson Lustosa

A zona rural necessita de mudanças na comunicação, através da mobilização e interação das comunidades. O encontro teve a função  contribuir para o efetivo exercício da comunicação comunitária, as palestras sobre o desafio da televisão para a inclusão das comunidades rurais na região de Picos que trouxe discussões sobre as dificuldades do acesso a programações locais e regionais, onde juntamente com os participantes foram apresentados possíveis sugestões de enfrentar estes desafios.

DSC01753

O grande diferencial do evento foi a presença e participação dos radialistas da cidade de Picos Assis Santos, Ivo Farias e Sebastião Luz, que estiveram presentes no encontro na mesa de debate sobre o poder do rádio. A comunidade de Angical mostrou-se interessada e participou efetivamente do encontro, expondo suas dúvidas e interagindo.

Palestrantes que compuseram a mesa sobre o "Poder dos Rádios", Sebastião Luz, Assis Santos, Ivo Farias - Foto: Clebson Lustosa
Palestrantes que compuseram a mesa sobre o “Poder dos Rádios”, Sebastião Luz, Assis Santos, Ivo Farias – Foto: Clebson Lustosa

Um dos participantes do encontro, Manoel Kinkó, oriundo do povoado Atalho, município de São do Piauí (distante mais de 50 km do Povoado Angical dos Domingos), conta que veio participar do evento após escutar no rádio sobre a realização do mesmo. “Estava assistindo o jornal quando escutei o aviso sobre este encontro de comunicação. Sou uma pessoa apaixonada pelo rádio, e saber que este encontro reuniria estes grandes nomes do rádio não poderia perder”, relata com animação Manoel Kinkó.

DSC05244

O 6º encontro é uma realização do Projeto de Extensão Para Formação de Comunicadores Comunitários e Populares No Sertão do Piauí. O projeto é desenvolvido por alunos bolsistas do curso de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo e Relações Públicas da UESPI e coordenado pelos professores Evandro Alberto e Orlando Berti através da Pró-Reitoria de Extensão da UESPI.

Ascom

 

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade