Ícone do site PORTAL RIACHAONET – O Portal de notícias da macrorregião de Picos

Populares de Sussuapara reclamam de poluição provocada por cerâmica

Sussuapara

Da Redação

Alguns populares de Melancias, sede do município de Sussuapara, estão incomodados com a constante fumaça jogada no ar pela chaminé de uma cerâmica localizada à margem direita da rodovia Picos-Bocaina, também na sede daquele município. Os mesmos pediram providências através de um abaixo assinado encaminhado à 1ª Promotoria de Justiça de Picos, sendo que o documento teve como primeira signatária a senhora Sônia Maria da Silva Leal, que reside em frente à referida cerâmica.

O Ministério Público, por meio da promotora Micheline Ramalho Serejo Silva, enviou ofício ao Poder Executivo de Sussuapara solicitando informações sobre a veracidade dos fatos narrados pelos populares por meio do abaixo assinado. A Prefeitura de Sussuapara, por meio de seus órgãos competentes, enviou todas as informações solicitadas, logo após comprovados os fatos.

O secretário de Administração de Sussuapara, Francisco das Chagas Moura, o Chaguinha, informou que no dia 13 de janeiro foi realizada uma reunião no auditório da Prefeitura no intuito de solucionar o problema. Da mesma participaram os representantes da empresa que dirige a cerâmica atualmente, além de autoridades do município e populares signatários do abaixo assinado.

Ao final do encontro, os representantes da empresa fizeram a proposta de encerrar as atividades da cerâmica no local atual e transferência para uma região mais apropriada ao seu funcionamento até o dia 31 de dezembro deste ano. A proposta foi aceita por todos os presentes, que em seguida assinaram um Termo de Ajuste de Conduta.

BOATOS

O secretário Chaguinha lamentou, contudo, o surgimento de alguns boatos no município, dando conta de que o encerramento das atividades da cerâmica foi provocado pelo prefeito Edvardo Rocha, o que não procede. “A proposta foi apresentada pelos próprios representantes da empresa, sendo que a transferência para outro local já estava planejada há um algum tempo” – explicou, acrescentando que o prefeito apenas seguiu uma orientação do Ministério Público de reunir as informações solicitadas e de forma voluntária intermediou um acordo entre os envolvidos. “São totalmente sem fundamento esses boatos, até porque o prefeito não tem a atribuição de mandar fechar estabelecimentos comerciais” – concluiu Chaguinha.

Sair da versão mobile