ad16
DestaquesGeral

Populares protestam novamente contra aterro sanitário

[ad#336×280]Os moradores da região de Val Paraíso, Morrinhos e Bugi dos Almondes realizaram na nesta quarta-feira (28) mais uma manifestação contra a instalação do aterro sanitário de Picos na região.

Ainda nas primeiras horas da manhã, a entrada do Fórum Governador Helvídio Nunes de Barros foi cercada por manifestantes que portavam faixas e cartazes pedindo do poder público uma solução para o problema.

Eles reclamam que o aterro sanitário instalado a cerca de três quilômetros do povoado Val Paraíso está funcionando nos moldes de um lixão. E cobram da Justiça medidas imediatas, como a intervenção da área até que a questão seja decidida por vias legais.

Manifestação - Foto: Redação
Manifestação – Foto: Redação

Uma comissão formada por representantes das comunidades citadas foi eleita para iniciar um diálogo com o poder público. O promotor Marcelo Monteiro iniciou as falas com a comunidade acompanhado pelo juiz titular da 1ª Vara da Comarca de Picos, Adelmar Martins, e também do bispo diocesano de Picos, dom Plínio José, e dos vereadores José Rinaldo Cabral, o Rinaldinho (PSB), Wellington Dantas (PT), e da vereadora Fátima Sá (PSDB).

Manifestação - Foto: Maria Moura
Manifestação – Foto: Maria Moura

O secretário de Governo da administração do prefeito Kleber Eulálio, Tiago Saunders Martins, chegou logo em seguida acompanhado pelo secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Gláuber Silva.

Comissão é ouvida por Ministério Público e representantes da Prefeitura de Picos - Foto: Redação
Comissão é ouvida por Ministério Público e representantes da Prefeitura de Picos – Foto: Redação

Em virtude da indefinição acerca do debate, a comissão decidiu realizar uma nova inspeção no aterro sanitário. O promotor e os demais participantes da reunião visitaram as instalações do aterro acompanhados por moradores das comunidades envolvidas na questão.

À tarde, uma nova reunião com a comunidade aconteceu. Dessa vez os ânimos estiveram exaltados. De um lado, as comunidades que pedem que o aterro não seja instalado nas redondezas do povoado Val Paraíso; do outro, empresários e representantes do bairro Altamira, que desejam que o lixão que antes funcionava no local seja completamente desativado.

Reuniu à tarde teve ânimos exaltados - Foto: Redação
Reuniu à tarde teve ânimos exaltados – Foto: Redação

Ampliando a questão

A presidente do Partido Verde no estado do Piauí e vereadora da cidade de Teresina, Tereza Britto, veio à cidade de Picos exclusivamente acompanhar de perto as discussões sobre a polêmica em torno do aterro sanitário, e afirmou que o problema de Picos deve ser referência para as discussões sobre o destino dos resíduos sólidos em todo o Piauí.

Tereza Britto apresenta problemática ambiental ao promotor Marcelo Monteiro - Foto: Redação
Tereza Britto apresenta problemática ambiental ao promotor Marcelo Monteiro – Foto: Redação

 

“Levanta-se a questão de que os municípios tem que fazer o Plano Diretor de Resíduos Sólidos e dar a destinação correta para esses resíduos, sejam em consórcio com outras cidades, seja de forma individual”, afirmou.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade