ad16
DestaquesGeralTodas as Notícias

Postos de combustíveis ficam sem gasolina e óleo diesel no Piauí

A rede de postos de combustíveis Mais ficou sem gasolina por oito horas. Na grande maioria dos postos de combustíveis de Teresina não tem óleo diesel S-10.

Alguns postos de combustíveis de Teresina e do interior do Piauí não tinham no domingo gasolina e óleo diesel S-10 para vender aos seus clientes. A rede de postos de combustíveis Mais ficou sem gasolina por oito horas. Na grande maioria dos postos de combustíveis de Teresina não tem óleo diesel S-10.

O presidente do Sindicato dos Revendedores de Combustíveis do Estado do Piauí, Alexandre Cavalcante, informou que a crise no abastecimento de gasolina e óleo diesel foi causado pelo atraso na chegada de navios com os combustíveis no Porto de São Luís (MA) e não se compara com o desabastecimento provocado pela greve dos caminhoneiros.

“Se faltar gasolina em um posto, o outro vai ter e será mais grave se o navio com a gasolina não chegar no Porto de São Luís no dia 15, como está previsto. Mas se chegar no dia 15, no dia 18 de agosto, a gasolina já estará em Teresina porque são necessários três dias para sua nacionalização e distribuição até a chegada na capital piauiense”, disse Alexandre Cavalcante, lembrando que os motoristas terão o etanol como alternativa de combustível durante a falta de gasolina.

Segundo ele, o navio com o óleo diesel S-10 já chegou em São Luís, já descarregou e vede chegar em Teresina nesta terça-feira.

“Teresina passa por um desabastecimento temporário de gasolina e óleo diesel S-10 em alguns postos de combustível. Alguns distribuidoras com receio de que o navio com a gasolina não chegue no dia 15 em São Luís, passaram a racionar o combustível. Se a distribuidora fornecia 20 mil litros para um posto, passou a fornecer 5 mil litros”, falou Alexandre Cavalcante.

Ele acredita que o fornecimento dos combustíveis deverá estar normalizado até sábado (18).

Segundo Alexandre Cavalcante, a falha pontual no abastecimento decorre do atraso dos navios – carregados de gasolina e óleo diesel S-10 – em São Luís.

De São Luís, os combustíveis chegam a Teresina em trenas cargueiros pela rodovia Transnordestina.

“O navio com diesel S-10 já chegou a São Luís. Já descarregou e agora é aguardar o processo de transferência para Teresina, até terça-feira isso deve estar normalizado. Já a gasolina está prevista para chegar (a São Luis) dia 15, e lá para o dia 17, 18 deve estar normalizado em Teresina”, falou Alexandre Cavalcante.

Apesar do estoque reduzido e da ausência de combustíveis em alguns postos, Alexandre Cavalcante fala que a situação não é alarmante, e pede paciência aos condutores, pois poderá percorrer de posto em posto até localizar o produto que necessita para abastecer o veículo.

Ele lembra que a maioria dos veículos que circulam em Teresina é flex, e podem ser abastecidos com etanol, que está com estoque normal.

“Alguns postos estão com estoque baixo, alguns sem gasolina, mas é em um e outro, não há grandes problemas. As pessoas não precisam se apavorar e correr para os postos para abastecer, isso só piora. É só continuar abastecendo normal, sem querer guardar o produto porque é perigoso, e, qualquer coisa, recorrer ao etanol. É o tempo de normalizar nesta semana”, acrescentou Alexandre Cavalcante.

De acordo com Alexandre Cavalcante, o Piauí tem 1.100 postos de combustíveis, sendo que 250 estão em Teresina, a capital.

Meio Norte

Tags
LER MATÉRIA COMPLETA

Leia Também