ad16
https://ead.uninta.edu.br/
AutoPECASonline24.pt
DestaquesPolíticaTodas as Notícias

Pré-candidatos iniciam período de convenções e disputa por cargos

No Piauí, os partidos já se articularam para definir as datas do evento que define quem serão os candidatos que irão representar as siglas diante do eleitor.

De acordo com o calendário imposto pela legislação eleitoral, o período de convenções partidárias terá início na sexta-feira (20) e segue até o dia 05 de agosto. No Piauí, os partidos já se articularam para definir as datas do evento que define quem serão os candidatos que irão representar as siglas diante do eleitor.

O primeiro partido a anunciar a data de realização da convenção este ano é o Democrata Cristão (DC), ex- PSDC. De acordo com o presidente estadual da sigla, Romuldo Sena, o evento ocorre dia 20, primeiro dia do prazo estabelecido pela lei.

O candidato à presidência da República pela sigla, José Maria Eymael, deve comparecer ao evento. Na convenção do partido, Romualdo Sena deve ser aclamado candidato a governador do Piauí. Os nomes de Joaquim Saraiva e Lafayete Andrade serão indicados para o Senado.

Do grupo formado por 10 partidos emergentes, cinco deles – Rede, Avante, Patriota, PHS e PRP – já anunciaram que irão realizar convenção separada das demais siglas. O evento está marcado para o dia 30.

Na base do governador Wellington Dias, os partidos maiores devem realizar a convenção no mesmo dia. A data prevista é que o evento ocorra no dia 4 de agosto. O PT, partido de Wellington, buscar chegar a um consenso sobre a data. Antes da convenção, o PT fará um encontro dia 27 para bater o martelo sobre assusto como chapa pura e a reeleição da senadora Regina Sousa (PT).

O PSDB, partido do pré-candidato a governador pela oposição deputado Luciano Nunes (PSDB), deve realizar convenção no dia 5, último dia do prazo de convenções. Os demais partidos aliados ao tucano como o PSB e DEM deve seguir a mesma data.

O senador Elmano Férrer, pré-candidato a governador, busca o consenso com os aliados para fechar a chapa e anunciar a data da convenção. A expectativa é que a convenção do Podemos e dos demais partidos do grupo ocorra até o dia 04 de agosto.

Depois das convenções, os partidos devem ficar atentos ao dia 15 de agosto. Esse é o último dia para os partidos políticos e as coligações apresentarem junto à Justiça Eleitoral o requerimento de registro de candidatos. O TSE receberá o requerimento de candidatos a presidente e vice-presidente da República, e os tribunais regionais eleitorais (TREs) o requerimento de candidatos a governador e vice-governador, senador e respectivos suplentes, deputado federal e deputado estadual ou distrital.

Fonte: Cidadeverde.com

Etiquetas
Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade