ad16
GeralTodas as Notícias

Preço do combustível terá que ser mostrado em apenas dois dígitos na bomba

Mudança tem como objetivo proteger o consumidor e começa a valer no sábado (7)

O preço dos combustíveis será exibido com apenas duas casas decimais e não mais com três, como é feito atualmente nas bombas. A medida está na Resolução da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), publicada ainda em 2021, que começa a valer no sábado (7). Informações da Agência Brasil.

O objetivo da mudança é deixar o preço do combustível mais preciso e claro para o consumidor, além de ser o formato mais adequado à expressão numérica da moeda brasileira. Os preços deverão ser exibidos com duas casas decimais, tanto no painel de preços quanto nos visores das bombas abastecedoras.

Segundo a ANP há uma exceção. Para evitar que os postos precisem trocar os módulos das bombas, o que poderia acarretar custos aos agentes econômicos, a medida vai permitir que o terceiro dígito seja mantido nas bombas, mas o último número deverá ser zero e ficar travado no momento do abastecimento.

Ainda de acordo com a Agência, como a terceira casa decimal estará zerada e travada, a percepção é que não haverá dúvidas e que o objetivo da regra, que é dar clareza aos consumidores.

A agência avaliou que essa mudança não devem trazer impactos no valor final dos preços dos combustíveis, uma vez que ela não trará custos relevantes aos revendedores, nem restrições aos preços praticados.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.