ad16
AutoPECASonline24.pt
GeralMunicípios

Prefeito de Alagoinha do Piauí pede abertura das comportas de Piaus

Pedro Otacílio- Prefeito de Alagoinha do Piauí

O Prefeito Municipal de Alagoinha do Piauí, o médico Pedro Otacílio, esteve reunido com os deputados Federais Paes Landim (PTB) e Osmar Junior (PCdoB) onde solicitou o empenho dos parlamentares para conseguir junto à coordenação estadual do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) a abertura das comportas da Barragem de Piaus localizada na divisa do município com São Julião e Pio IX.

 A ideia do administrador é perenizar o Rio Marçal para minimizar o sofrimento das famílias de agricultores e pequenos criadores que residem nas margens do rio em quatro municípios da região do Semiárido Piauiense, Alagoinha do Piauí, Monsenhor Hipólito, Francisco Santos e Santo Antônio de Lisboa.

 O prefeito Pedro Otacílio está preocupado com os habitantes de Alagoinha do Piauí que passam por uma das piores secas da história. “Os animais estão perdendo peso e muitos já estão morrendo de fome e de sede. É preciso que se faça alguma coisa para melhorar esta situação”. Disse o gestor.

 Para piorar o sofrimento das famílias alagoinhenses, o número de carros-pipas que abastece o município de Alagoinha do Piauí foi reduzido pelo Exercito Brasileiro. De 19 caiu para apenas dois veículos que não são suficientes para atender uma população de aproximadamente 7400 habitantes.

 A seca também prejudicou toda a lavoura de feijão e milho. Estima-se que mais de 90% da colheita esteja comprometida. Os agricultores atualmente não possuem nenhuma fonte de renda para sobreviver. O prefeito Pedro Otacílio já decretou estado de emergência devido à estiagem e está a espera que a situação seja reconhecida pelos Governos Federal e Estadual.

 Fonte: DCAPI

 

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade