GeralMunicípiosPolítica

Prefeito de Paquetá visita secretario estadual das Cidades e pede recursos para o municipío

[ad#336×280]O prefeito de Paquetá do Piauí, Cristiano Portela visitou  na manhã desta terça-feira (29),  o secretário estadual das Cidades, Merlong Solano. O objetivo da visita do gestor foi  solicitar ao secretário a retomada do convênio para a construção de um matadouro no município, no valor de R$ 132 mil.

O chefe do Poder Municipal de Paquetá, cidade localizada ao sul de Teresina, também pediu orientações sobre a elaboração do Plano Municipal de Resíduos Sólidos. Todos os prefeitos devem apresentar o plano, como uma das exigências do convênio que a Secretaria das Cidades firmou com o Ministério do Meio Ambiente, visando, dentre outras coisas, erradicar os lixões em todas as cidades piauienses.

Prefeito Crsitiano Portela e o secretário Merlong Solano-Foto: Ascom
Prefeito Crsitiano Portela e o secretário Merlong Solano-Foto: Ascom

Fim dos lixões

A Secid já entregou a todos os prefeitos o Plano de Regionalização, uma espécie de diagnóstico da atual situação da gestão do lixo em todas as cidades, incluindo dados quantitativos e qualitativos; as propostas de arranjos operacionais no termos da lei 12.305/10; os estudos de custo das ações previstas; as sugestões de gestão consorciada de aterros sanitários; modelo de organização de consórcios públicos, modelo de organização dos planos municipais de gestão de resíduos sólidos, modelo de plano de educação ambiental e estudos jurídicos sobre as opções de financiamento dos custos operacionais da gestão de resíduos sólidos.

“Neste momento a secretaria está finalizando o Sistema de Gerenciamento de Informações sobre Resíduos Sólidos, que é a segunda etapa para a conclusão do próprio Plano Estadual de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos”, assegurou Merlong Solano. com informações da Ascom

Tags
LER MATÉRIA COMPLETA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também