ad16
Geral

Prefeito de Parnaíba lamenta morte de Dom Rufino

[ad#336×280]

 Por João Paulo Leal

Da Redação

Em ofício encaminhado ao prefeito de Picos, Kleber Dantas Eulálio (PMDB), o prefeito de Parnaíba, Florentino Alves Veras Neto (PT), lamentou profundamente o falecimento do bispo emérito da Diocese de Parnaíba, Dom Joaquim Rufino do Rêgo, ocorrido na tarde do último sábado, dia 10, em Teresina. Ao mesmo tempo, o chefe do Executivo Parnaíbano presta suas condolência ao povo de Picos, cidade natal de Dom Rufino.

Ainda por meio do ofício, datado do dia 13 de agosto, o prefeito Florentino Neto destaca que Dom Rufino “foi um pai na fé de algumas gerações de parnaibanos católicos…, deixando saudades e exemplos de fé, caridade e cidadania, dignos dos grandes benfeitores da humanidade”.

O prefeito prossegue agradecendo ao município de Picos “por ter sido o berço que concebeu e inspirou Joaquim Rufino a ser um homem santo e devotado à verdadeira caridade, beneficiando com sua generosidade legiões de carentes do conforto advindo das suas palavras e atitudes…, Parnaíba reitera agradecimentos ao Município de Picos por ter gerado um filho que muito contribuiu com seu povo, seja no âmbito religioso ou social. Muito obrigado, cidade de Picos” – conclui.

Dom Joaquim Rufino do Rêgo nasceu em Picos em 14 de janeiro de 1926. Foi ordenado sacerdote no dia 05 de outubro de 1952 em Roma. Trabalhou em Oeiras e foi pároco nas cidades de Simplício Mendes, Paulistana e Picos. Em 1971 foi nomeado como primeiro bispo diocesano da recém-criada Diocese de Quixadá (CE). Em 1986 foi transferido para a Diocese de Parnaíba, vindo a renunciar a função em 2001, por motivos de idade, sendo substituído por Dom Alfredo Schaffler, atual dirigente daquela diocese.

Bispo emérito de Parnaíba, Dom Rufino, era natural de Picos(PI)
Bispo emérito de Parnaíba, Dom Rufino, era natural de Picos(PI)

Nove bispos e mais de 50 padres se reuniram na Igreja Catedral de Parnaíba no último domingo, 11 de agosto, para celebrar as exéquias, onde o corpo foi sepultado. Em Picos, o prefeito Kleber Eulálio decretou luto de três dias em todo o território picoense.

Dom Rufino foi bispo de Parnaíba de 21 de junho de 1986 a 14 de janeiro de 2001, data do seu aniversário de 75 anos. Desta data até a morte continuou servindo o bispado na condição de bispo emérito, trabalhando ao lado do bispo Dom Alfredo Schaffler, que passou a comandar as 27 paróquias espalhadas por diversos municípios do Norte do Estado do Piauí, mas com sede em Parnaíba.

Ofício Prefeito de Parnaiba

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade