Ícone do site PORTAL RIACHAONET – O Portal de notícias da macrorregião de Picos

Prefeito de Picos veta projeto de lei para revogar taxa de lixo

Secretaria de Serviços Públicos intensificam os trabalhos de coleta de lixo (Foto: Rawena Sousa)

O prefeito de Picos, Gil Paraibano, vetou recentemente o projeto de lei aprovado na Câmara Municipal que visava revogar a controversa taxa de lixo no município. A medida gerou insatisfação entre os vereadores e a população local, que reclamam da qualidade do serviço prestado.

No ano passado, o projeto de lei sobre o novo imposto causou intensos debates na cidade. Muitos moradores de Picos se opunham à cobrança da taxa de coleta de lixo, questionando a qualidade do serviço. A polêmica levou à discussão na Câmara dos Vereadores e, posteriormente, à criação do projeto de lei que visava revogar a taxa.

Após ser aprovado em duas votações na Câmara, o projeto foi encaminhado ao Palácio Coelho Rodrigues para sanção ou veto do prefeito Gil Paraibano, que optou por vetá-lo. O presidente da Câmara de Vereadores de Picos, Eriberto Barros, expressou sua decepção com a decisão e afirmou que o momento não é adequado para iniciar a cobrança por um serviço ainda inexistente no município.

O prefeito justificou seu veto alegando questões de constitucionalidade, afirmando que a Câmara de Vereadores não pode alterar leis sobre tributos. No entanto, Eriberto Barros contestou o argumento, citando pareceres do Supremo Tribunal Federal e da Procuradoria da Câmara Municipal que pensam diferente.

Moradores de Picos têm enviado mensagens e reclamações frequentes sobre as péssimas condições da coleta de lixo no município. Eriberto Barros reforçou que a população está insatisfeita com a taxa e acredita que a Câmara deve continuar debatendo o assunto.

O veto será discutido na sessão na Câmara de Vereadores e os próximos passos para tentar revogar a taxa de lixo. A cobrança do imposto está prevista para o mês de julho, em cota única.

ENTENDA A NOTÍCIA:

Sair da versão mobile