ad16
DestaquesSimões

Prefeito de Simões decreta estado de calamidade por conta da seca

Edilberto Abdias (PSB): Prefeito de Simões

O prefeito Edilberto Abdias (PSB), de Simões, município localizado 140 km de Picos, na divisa com o Ceará, compareceu à redação para dizer que o município acaba de decretar estado de calamidade devido à seca.

“Temos enfrentado agora o problema da seca, que está atrapalhando nosso município. Inclusive decretamos esta semana estado de calamidade pública, porque não temos água para levar para zona rural”.

Simões está localizado na região semiárida, onde as chuvas este ano estão escassas. A população do município é de 15 mil habitantes, destes sete mil estão na zona rural.

Questionado se pagará o piso dos professores, o prefeito afirmou que sim. “Nós vamos pagar o novo piso dos professores, inclusive já encaminhei para a Câmara Municipal a lei do piso, retroagindo a janeiro, o dinheiro está na conta”.

Seca na zona rural

Nós apoiamos todas as associações, inclusive temos incentivado a criação de novas, hoje temos 35 associações e mais três de apicultores. Apoiamos, conseguimos um trator e o compra direta vem ajudando, nós incentivamos muito na parte de produção e apicultura. Temos enfrentado agora o problema da seca, que está atrapalhando nosso município. Inclusive decretamos esta semana estado de calamidade pública, porque não temos água para levar para zona rural. A sede do município nós não temos problema de água, temos duas adutoras, uma de salgadinho que nos abastece e a outra de Poços de Marruá. Agora, para levar para a zona rural hoje não temos mais onde pegar uma “carrada” d’água. Estamos tendo dificuldades, estamos tratando com a Agespisa sobre isto para colocar uma derivação no sistema de adutora que vem de Poços de Marruá e assim a gente poder pegar a água tratada e assim poder levar para zona rural. Temos doze carros pipas no município, contra tato pelo exército. Durante o ano de 2011, passaram só três meses trabalhando e agora em 2012 já temos um. O pessoal está lá, toda semana faz reunião, distribui kit mais não autorizaram e nem pagaram o que foi trabalhado ainda. Estamos com um relatório que estamos encaminhando para a defesa civil. Quem abastece esses carros pipas e o exercito de Crateús, no Ceará. Isto tem dificultado.

Piso dos professores

Administrativamente mudamos a situação do município. Havia um impasse entre os administradores anteriores e a classe de professores e gente conseguiu sentar, ainda antes de começar o mandato e conversar, dialogar com o sindicato. Nós então priorizamos a educação. Hoje a educação de Simões pode-se considerar, orgulhar o Piauí. Nós implantamos um segundo turno que não tinha e garantimos aos professores. A qualidade técnica dos professores melhorou e o espaço físico das escolas hoje é incomparável. Merenda escolar de qualidade, salário em dia, etc. É claro que temos ainda muito a fazer, mais posso afirmar que melhorou muito. Nós vamos pagar o novo piso dos professores, inclusive já encaminhei para a Câmara Municipal a lei do piso, retroagindo a janeiro, o dinheiro está na conta. Portanto, vamos pagar tranquilo, sem problema nenhum.

Fonte: Acessepiauí

Botão Voltar ao topo
Quer falar a Redação? Comece aqui

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Publicidade