Prefeitura de Ipiranga do Piauí desenvolve ação do Setembro Verde
O Setembro Verde é uma Campanha Nacional que reflete sobre a Inclusão da Pessoa com Deficiência.
Na manhã desta quinta-feira, 30 de setembro, a Prefeitura de Ipiranga do Piauí, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, desenvolveu uma ação alusiva ao Setembro Verde. O evento aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação.
O Setembro Verde é uma Campanha Nacional que reflete sobre a Inclusão da Pessoa com Deficiência. Assim, são desenvolvidas ações de apoio e assistência no desenvolvimento de políticas públicas para o público.
A secretária de Assistência Social de Ipiranga, Iolita Ramos, destacou que o município já vem articulando ações em prol de assistir e apoiar a Pessoa com Deficiência.
“O nosso objetivo nessa gestão é buscar parceiros no sentido de desenvolver trabalhos que venham a melhorar a vida das Pessoas com Deficiência. Estamos focados no Setembro Verde, mas o nosso compromisso vai muito além. Já somos preocupados com a causa e vamos colocar algumas ações planejadas em prática”, destacou a secretária.
O prefeito de Ipiranga do Piauí, Elvis Ramos, comentou as diversas campanhas que foram desenvolvidas neste mês.
“Setembro é um mês aonde intensificamos as ações de valorização da vida, com prevenção ao suicídio, e a Inclusão Social, como é o caso da campanha Setembro Verde. As secretarias elaboraram esse momento que chama a atenção da sociedade para incluir e trazer acessibilidade a este público. Nós enquanto gestão estamos sempre preocupados em desenvolver essas políticas sociais”, frisou o prefeito.
Já a presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Ângela Raquel, destacou as ações desenvolvidas no Setembro Verde. “Esse momento é voltado para uma campanha muito importante, iniciada em 2015. Além da palestra, tivemos um momento informativo da Assistência Social, destacando os direitos que são garantidos às Pessoas com Deficiência como passo livre intermunicipal, carteira do Autista e outros. A equipe da Secretaria de Saúde também participou fornecendo informações, e colaboradoras do Hospital de Pequeno Porte (HPP), com serviços de aferição de pressão, glicemia e saturação”, destacou.
Durante o encontro, o presidente da APAE no município, Romualdo Tomás, entregou um ofício para o prefeito Elvis com reivindicações para a entidade. O gestor prometeu trabalhar no sentido de atender os pedidos.
A programação do Setembro Verde incluiu ainda uma palestra ministrada pela fisioterapeuta Simone Portela, que explanou sobre o tema “Sociedade Inclusiva, Direitos Efetivados”.
Em um vídeo, a participante das atividades da APAE, Edina Soares, leu poemas, e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos apresentaram uma peça teatral com a temática “Valorizar e incluir a pessoa com deficiência”.
Participaram ainda da programação do Setembro Verde neste dia, os vereadores Henrique Leal e João Batista; o secretário de governo, Ricardo Leal; coordenadores de programas sociais, conselheiros tutelares; colaboradores da Assistência Social e a sociedade civil organizada.
Vice-prefeita Iolanda Rêgo
Fonte: Edson Costa/Folha Atual