Ícone do site PORTAL RIACHAONET – O Portal de notícias da macrorregião de Picos

Prefeitura de Ipiranga realiza audiência pública para prestação de contas do 1º semestre de 2021

A Prefeitura Municipal de Ipiranga do Piauí, através de seu gestor, o prefeito Elvis Ramos, realizou, na tarde desta quinta-feira (02), a primeira audiência pública de sua gestão para prestação de contas do primeiro semestre de 2021.

A audiência pública teve como objetivo geral apresentar os relatórios técnicos demonstrando os valores previstos e executados nos diferentes setores da administração ipiranguenses, no que se refere à gestão fiscal, atendendo à Lei de Responsabilidade Fiscal e de Diretrizes Orçamentárias.

Outra proposta do evento foi tornar pública a realidade na qual o município está inserido, assim como receber sugestões, recomendações e críticas da sociedade de Ipiranga do Piauí. O evento foi presencial, respeitando as diretrizes de prevenção ao coronavírus (uso de máscara e distanciamento), mas também foi transmitido virtualmente, nas redes sociais da Prefeitura de Ipiranga, para que toda a população tivesse conhecimento dos atos ali discriminados em relatórios e tivessem participação assegurada na fiscalização dos recursos públicos.

Elvis Ramos – Foto: Jaqueline Rajner

“Nós convidamos todas as secretarias a explanarem suas ações de janeiro a junho de 2021. Essa é a primeira vez que acontece nesse formato. Antes, só acontecia da Saúde. Então decidimos apresentar a todo o povo de Ipiranga, de forma transparente, como estão sendo aplicados os recursos que chegam em nosso município”, explicou o prefeito Elvis Ramos.

Ele mencionou sua alegria em poder dar transparência de sua gestão ao povo ipiranguense e afirmou que o evento será habitual durante todo o seu mandato, a fim de que as pessoas tomem conhecimento sobre os gastos municipais.

“Estou muito feliz em poder proporcionar para o povo essa transparência. Foi um compromisso assumido e estamos honrando com essa primeira audiência. E ressalto que iremos continuar com esse propósito, tratando sempre o nosso povo com muito respeito e transparência, transformando esses recursos públicos em políticas públicas que venham a atender as necessidades básicas de nosso povo”, disse.

Elvis Ramos declarou ainda que está contente por ter tido suas expectativas atendidas mediante o trabalho exercido por seus secretários e coordenadores e frisou que tudo está de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal.

“Todos os secretários atenderam às minhas expectativas e estão dentro da Lei de Responsabilidade Fiscal com relação aos gastos de todas as secretarias. Desde o início venho monitorando isso e hoje podemos dizer que o município de Ipiranga está com as finanças equilibradas. Tudo está sendo gasto de maneira a atender os limites da Lei, para que não sejamos penalizados pelos órgãos que fazem a fiscalização dos recursos públicos de nosso município”, pontuou.

Desde o início de seu mandato, considerando a crise por conta da pandemia e diminuição dos recursos a serem recebidos pelo município, Elis decidiu abrir mão de seu salário como prefeito para que o dinheiro fosse investido em Ipiranga do Piauí, a fim de que a população não sofra com o impacto econômico pelo qual muitas cidades têm passado.

“Com o período de escassez financeira, pandemia, o município com o Fundo de Participação dos Municípios menor, que é o de 0,6, para uma população de 10 mil habitantes, logo em janeiro, assim que assumi, fiz a opção de receber o salário como funcionário público que sou, no Instituto Federal. Optei para receber meu subsídio como professor, embora seja menor [a metade], em prol da saúde financeira de nosso município. Abri mão de meu salário como prefeito para que esses recursos sejam investidos nas áreas mais prioritárias, como saúde, educação e assistência social”, destacou.

Estiveram presentes no evento, além do Prefeito Elvis Ramos; a Vice-prefeita, Iolanda Rêgo; o Presidente da Câmara, Neylon Carvalho; o Controlador, Flaubert Marinho; o Procurador Geral, Tiago Rêgo; o Controlador Geral, Romualdo Tomás; o Secretário de Governo, Ricardo Leal; Secretária de Administração e Finanças, Luiza Borges; Secretário de Educação, Gilberto Valentim; Secretário de Saúde, Derisvaldo Xavier; Diretora do HPP, Eduarda Ramos; Secretária de Assistência Social, Iolita Ramos; Secretário de Cultura, João Olímpio Fernandes; coordenadora da Sala de Empreendedorismo, Simone Pontes; Secretário de Obras, Francisco Márcio; e Secretário de Agricultura, Joane Leal.

Sair da versão mobile