DestaquesItainópolisMunicípiosTodas as Notícias

Prefeitura de Itainópolis promove curso de confeitaria de bolos e tortas para famílias inscritas no Cadastro Único

A oficina de bolos e tortas teve como objetivo proporcionar aos participantes oportunidades de qualificar-se e aprimorar técnicas na confeitaria.

anuncio17 UNIFSA

A Prefeitura de Itainópolis, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, promoveu nos dias 04 e 05 de julho um curso de confeitaria de bolos e tortas para famílias inscritas no Cadastro Único/beneficiários do Programa Bolsa Família. O evento ocorreu na sede no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV) com duração de 20 horas-aulas e contou com a participação de 33 pessoas.

O curso de nível I para iniciantes ensinou técnicas de preparo de massas amanteigadas, recheios, caldas, bolo, espatulado, aplicação de stencil no bolo, decoração e estratégias de venda.

“Esse curso de confeitaria teve como objetivo capacitar e incentivar as famílias (mulheres) a produzirem e comercializarem seus produtos que podem ser vistos como uma fonte de renda extra. Acredito que o aprendizado desses dois dias vai formar excelentes profissionais aptos a comercializarem seus produtos, não somente no nosso município como também nos municípios vizinhos. O curso e todo o material foi disponibilizado de forma 100% gratuita para o participante”, disse a secretária de Assistência Social, Marilene Rodrigues.

Na oportunidade, Marilene agradeceu ao gestor municipal, prefeito Miguel Rodrigues, e do vice João Batista por apoiarem e financiarem oportunidades como essas. “Acredito que irá auxiliar bastante na geração de empregos dos nossos participantes. Esse foi o 1° curso (nível I), mas foi firmado o compromisso de que, para aqueles que participaram e colocaram o aprendizado em prática, promoveremos o de nível II e o de nível III para que eles possam se aperfeiçoar ainda mais. Para os 33 participante eu desejo sucesso e que coloquem em prática tudo aquilo que aprenderam”, pontuou Marilene.

A primeira-dama e secretaria de Educação, Maria do Socorro, a Corrinha, também participou da entrega de certificados e desejou muito sucesso aos participantes do curso.

Segundo a confeitera Kantaneide Araújo, a oficina de bolos e tortas teve como objetivo proporcionar aos participantes oportunidades de qualificar-se ou aprimorar técnicas na confeitaria, de acordo com o mercado atual.  

“A primeira parte da oficina de confeitaria ministrada foi nível 1. Com receitas, técnicas e recheios para  aprimorar o conhecimento em bolos e tortas. Iniciamos com as massas branca e de chocolate. Depois com os recheios de ninho, chocolate e abacaxi. O nivelamento e o prensar corretamente do bolo. As coberturas de chantilly e chantininho. Montagem e decoração do bolo. Além de várias dicas de como trabalhar com a confeitaria de bolos e tortas. A oficina nível 1 teve a carga horária de 20horas/aula”, informou Kantaneide.

Kantaneide com Marilene e a primeira-dama, Maria do Socorro

Kantaneide Araújo frisou ainda que no decorrer da oficina os alunos participaram ativamente, se comunicando e mostrando interesse em cada etapa da confeitaria ministrada. “Além de, após o encerramento do curso os alunos estarem entrando em contato comigo tirando dúvidas ou mandando fotos do que já colocaram em prática.  Agradeço a cidade de Itainópolis pela oportunidade de apresentar o meu trabalho e espero retornar para dar continuidade nas oficinas de confeitaria especialmente de bolos e tortas com o nível 2 e nível 3”, completou.

Participantes no segundo dia do curso

De acordo com uma das participantes do curso, Edinalva Maria dos Anjos o curso era um sonho que ela tinha de aprender trabalhar com bolo, principalmente com a massa amanteigada. “Amei a  professora, ela ensina muito bem,  tirou minhas dúvidas de algumas coisas que tinha sobre o  chantilly e agora vou mim organizar  para poder   começar  prática o que aprendi no curso”, comemorou.

Edinalva Anjos, participante do curso

Na oportunidade, ela ainda agradeceu o prefeito Miguel Rodrigues pela atitude de trazer esse curso Agradeço ao município e o prefeito Miguel Rodrigues pela atitude de trazer esse curso. Segundo Edinalva, tinha um sonho de fazer um curso, porém no momento não tinha condições financeiras e graças ao prefeito conseguiu realizar o sonho.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.