Prefeitura de Itainópolis realiza 3ª Conferência Municipal dos Direitos do Idoso com foco na equidade e participação democrática
A Prefeitura de Itainópolis, por meio da Secretaria de Assistência Social do munícipio, realizou nesta terça-feira (17), no Auditório Municipal Ana Lísia Rodrigues, a 3ª Conferência Municipal dos Direitos do Idoso. Com o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, o evento reuniu autoridades, profissionais da assistência social, membros da sociedade civil e, principalmente, os protagonistas da conferência: os idosos do município.
A programação teve início com apresentações culturais do Grupo da Alegria do CRAS, formado por idosos que participam de atividades promovidas pelo Centro de Referência da Assistência Social. Em seguida, foi composta a mesa de honra com as autoridades presentes, incluindo o prefeito Miguel Rodrigues, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, Vanessa Leal Ibiapino, e a coordenadora do CRAS, Eleneide Luz, representando a secretária de Assistência Social, Marilene Rodrigues. Também participaram secretários municipais, vereadores e demais membros da comunidade.
Após a leitura e aprovação do Regimento Interno da conferência, os presentes assistiram à palestra magna proferida pela assistente social Márcia Batista, que abordou os desafios e caminhos para garantir os direitos das pessoas idosas, dentro de uma perspectiva democrática e multicultural.
Na sequência, os participantes foram divididos em grupos de trabalho, onde discutiram propostas voltadas à garantia de direitos, fortalecimento de políticas públicas e ampliação da participação cidadã dos idosos. Ao final, foram eleitos os delegados que representarão Itainópolis na Conferência Estadual, prevista para os dias 6 e 7 de agosto.
Em sua fala, o prefeito Miguel Rodrigues destacou a importância do momento.
“Estamos aqui realizando a terceira conferência com direitos aos idosos, com uma participação em massa. É fundamental discutir políticas públicas que garantam mais dignidade, respeito e participação para a terceira idade. Nossa gestão tem se preocupado em valorizar essa parcela da população, com programas e atividades que promovem bem-estar, integração e reconhecimento”, afirmou.
Já a coordenadora do CRAS, Eleneide Luz, reforçou o papel da conferência como espaço de valorização e escuta dos idosos:
“A conferência é um meio de correr atrás dos direitos deles. É uma oportunidade de manter os idosos ativos, elevar a autoestima e mostrar que eles são importantes. A secretária Marilene Rodrigues, mesmo ausente, deixou sua mensagem de carinho e incentivo ao grupo”, disse.
A 3ª Conferência Municipal reforçou o compromisso de Itainópolis com o envelhecimento ativo e com a construção de uma sociedade mais justa, onde o idoso seja protagonista das decisões que impactam sua vida e seu bem-estar.
VEJA MAIS FOTOS ABAIXO