ad16
DestaquesEducação

Organização do SALIPICOS define programação do evento

[ad#336×280]A Prefeitura de Picos, através da Secretaria Municipal de Educação- SEME- divulga programação oficial do 1° Salão do Livro (SaLiPicos). O evento acontecerá de 12 a 15 de setembro, no Estádio Municipal Helvídio Nunes de Barros.

DIA 12 DE SETEMBRO

18h30min    –     Abertura Oficial

19h30min     –     Fontes Ibiapina de fio a pavio

Palestrante: Eneas Barros – PI (Escritor, formado em Economia pela UFPI e Jornalismo e Marketing pela Universidade Nebraska-Lincoln – EUA, especialista em Planejamento e Administração do Turismo, comanda a estratégia de marketing da famosa rede de restaurantes Favorito).

21h         –    Projeto Bar Cultural: Rol de Porteira

21h30min     –     Show Musical com Vavá Ribeiro

Apresentação do SaliPicos
Apresentação do SaliPicos

DIA 13 DE SETEMBRO

8h         –     O Mapa da Tribo – Leitura e Debate.

Palestrante: Salgado Maranhão – RJ (Poeta e Letrista de grandes sucessos da MPB, ganhador de vários Prêmios Literários Nacionais, entre eles o de melhor livro de poesia em 2010 pela Academia Brasileira de Letras).

9h30min     –     Grupo Teatral Horyon: My heart will go on

9h40min     –     “Sucesso escolar nos meios populares: as razões do improvável”.

Palestrante: Professor Lourenilson Leal – PI (Professor do IFPI, Mestre em Educação pela UFPI, doutorando da USP, com experiência na área de Gestão Escolar e Docência do Ensino Superior, com ênfase em História da Educação e Ensino de Ciências, atuando nos seguintes temas: Legislação e Política Educacional, Prática de Ensino e Estágio Supervisionado, Pesquisa em Ensino de Ciências e Tecnologias na Educação).

11h30min     –     Intervalo para almoço e descanso

15h        –     Gonzaga e Patativa: nordestinos, sim, nordestinados, não – o projeto de construção de uma identidade nordestina.

Palestrante: Cristiane Pinheiro – PI (Professora da UFPI, com mestrado em Educação, Coordenadora do Curso de Letras-Português do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros em Picos-PI).

16h30min     –     Grupo Teatral Horyon: Chegada de Lampião no Inferno

16h40min     –     Crônica – Da Carta de Descobrimento ao O Dia em Quase Namorei a Xuxa

Palestrante: Professor Wellington Soares – PI (Professor, cronista, contista, produtor cultural, especialista em língua portuguesa e literatura brasileira e portuguesa pela PUC/MG, fundador e diretor da Revista Revestrés, membro fundador e ex-coordenador do SALIPI).

17h30min    –     Intervalo (visitação aos estandes)

19h         –     Desde que o samba é samba / Subúrbia e Cidade de Deus

Palestrante: Paulo Lins – RJ (Poeta, romancista, roteirista de filme e pesquisador premiado, ganhou notoriedade depois do sucesso de Cidade de Deus, filme baseado em seu romance e que concorreu ao Oscar).

20h30        –     Show musical com Flavenildes Santana e Banda Nova Era

DIA 14 DE SETEMBRO

8h         –     Das possibilidades de utilização do cordel em sala de aula
Palestrante: Professor Cineas Santos – PI (Escritor, professor, editor, produtor cultural e apresentador de televisão, diretor-presidente da Oficina da Palavra, membro fundado do SALIPI e Coordenador do Projeto A Cara Alegre do Piauí).

9h30min     –     Performance: Luiz Gonzaga de Alegrete do Piauí

9h40min     –     A cultura como mola propulsora do desenvolvimento sustentável.

Palestrante: Prof.ª Dr.ª Ana Regina Rego – PI (Jornalista pela Universidade Federal do Piauí (1996), registro DRT-PI 1827/97. Mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Doutora em Processos Comunicacionais pela UMESP (2010), com estágio de doutorado na UAB/Barcelona (2009). Atua como Coordendora e professora no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Piauí).

11h30min     –     Intervalo para almoço e descanso

15h         –     Uma Picos antológica de todos os gêneros para todas as raças.

Palestrante: Professora Francelina Macedo – PI (Professora, jornalista, atriz, atuou no filme “Intolerância e Paixão”, escritora, poetisa, Presidente da Academia de Letras da Região de Picos).

16h30min     –     O matuto e o doutor com Socorro Barros (Alegrete-PI)

16h40min     –     Arte e Design no Cotidiano

Palestrante: Professora Jasmine Malta – PI (Professora da Universidade Federal do Piauí, Arte-educadora, especialista em Literatura Brasileira e Mestre em Letras, Doutoranda em Literatura Comparada, articulista do Jornal O Dia, Designer de Interiores e membro da Fundação Quixote contribuindo para o SaLiPi desde sua primeira edição).

17h30min     –    Intervalo (visitação de estandes)

19h         –     Palestra/Show: Cordel para todos

Palestrante: Beto Brito – PB (Músico, poeta cordelista, rabequeiro e criador do maior cordel do mundo. Parceiro de grandes nomes da música brasileira, entre eles Zé Ramalho, Beto Brito é autor de vários livros que mantêm viva a cultura nordestina).

20h30         –     Show musical com Juliana Guedes e Darlan Alves

DIA 15 DE SETEMBRO

8h         –     Vinícius de Moraes – uma aula.

Palestrante: Professor Luís Romero Lima – PI (Professor, crítico literário, editor, membro fundador e coordenador do SaLiPi, autor de livros didáticos e análises críticas, consultor e elaborador de provas de concursos e vestibulares).

9h30min     –     Performance: Caçador de Passarinhos

9h40min    –     O Médico e a Literatura

Palestrante Dr.ª  Kátia Marabuco – PI (Médica oncologista, com doutorado em cirurgia de pescoço e cabeça pela USP, titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, professora da UFPI e Presidente da Associação Médico Espírita do Piauí).

11h30min    –     Intervalo para almoço e descanso

15h         –     Saber otimizado sustentável: uma revolução no aprendizado

Palestrante: Irmã Ana Tereza Bezerra da Silva – PI (Religiosa da Congregação das Filhas do Coração Imaculado de Maria, diretora do Instituto Monsenhor Hipólito, formada em Ciências Sociais na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru, especialista em Planejamento Educacional e Administração Escolar).

16h30min    –    Rosa de Hiroshima por Matheus Walison

16h40min     –    Espetáculos:“Sertanejares: versos e cantigas”

                         Cora dentro de mim: “Fazendo doces & Plantando Rosas”

Atração: Lília Diniz – DF (Atriz, poeta, artesã, membro do Proyecto Cultural Sur que abriga artistas e intelectuais da América Latina, licenciada em Educação Artística com habilitação em Artes Cênicas pela UNB e autora de livros de poesias populares).

17h30min     –     Intervalo (visitação de estandes)

19h        –     Solenidade de Encerramento

19h30min     –     Show de Humor com Dirceu Andrade

                          Coletânea com as melhores piadas de todos os shows

20h30min     –     Show com Pedro Rocha e Banda Doutor Mundo e Marcelo Luz e Jorginho.

Ascom/SEME

 

 

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade