Prefeitura de Picos e PM firmam parceria para implantar Proerd nas escolas
- O prefeito Kleber Eulálio e o comando do 4º BPM de Picos formalizaram nesta sexta-feira uma parceria estratégica para implementar o Proerd, visando capacitar alunos do quinto ano contra o uso de substâncias ilícitas.
- O programa terá duração de doze semanas com instrutores policiais especializados em sala de aula, focando em estudantes que atravessam a transição para a adolescência, fase considerada de maior vulnerabilidade ao ingresso no mundo das drogas.
- A prefeitura fornecerá o material didático necessário enquanto a Polícia Militar disponibilizará três agentes para a execução do projeto, com a meta ambiciosa de certificar mil alunos da rede pública ainda neste primeiro semestre.

O prefeito Kleber Eulálio (PMDB) e a Polícia Militar de Picos, através do comandante tenente-coronel Wagner Tôrres realizaram na manhã desta sexta-feira (22) uma reunião na sede do 4ª BPM de Picos para tratar da implantação de um programa nas escolas picoenses.
Durante a reunião, o gestor e a PM firmaram acordo para a realização do Programa Educacional de Resistência às drogas (Proerd). O projeto será realizado em escolas públicas e privadas de Picos. As escolas municipais que serão beneficiadas com o curso serão escolhidas pelo secretário de Educação Padre Walmir Lima.
O programa será efetuado na cidade durante o primeiro semestre deste ano. De acordo com a major Elizete Lima da PM, o policial fardado e devidamente capacitado vai para sala de aula durante 12 semanas e uma vez por semana ele irá ministrar uma missão de como a criança vai dizer não às drogas
O púbico alvo do programa são crianças do 5ª ano do ensino fundamental, uma vez que a criança neste período está entrando na sua adolescência, na qual é a fase mais propícia que ela ingresse no mundo das drogas. “A criança quer mostrar que cresceu, então ela vai beber, ela vai fumar e nós oferecemos esse escudo de proteção que são as instruções do Proerd”, conta.
Segundo ela, em Picos foi assinado um termo de cooperação mútua com a Prefeitura Municipal. A prefeitura vai entrar com os recursos materiais, como as cartilhas, que contém as doze lições, que será utilizada no curso.
Já o 4º BPM entrará com três policias Proerdianos para ministrem o curso nas escolas. Neste primeiro semestre o Proerd será realizado nas escolas da rede pública de Picos e no segundo semestre, será a vez das escolas privadas.
No final do curso, a criança participa de uma formatura, na qual ela ia receber um certificado de criança proerdiana. O objetivo do programa é formar mil alunos somente no primeiro semestre.
O RiachãoNet está no WhatsApp!
Entre no grupo e acompanhe as notícias em tempo real.
