ad16
AutoPECASonline24.pt
https://ead.uninta.edu.br/
DestaquesSaúdeTodas as Notícias

Prefeitura de Picos esclarece abordagem à suposta equipe de pesquisa da Covid-19

A Prefeitura Municipal de Picos (PMP), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), esclarece que não impediu a realização de suposta pesquisa nacional sobre Covid-19 por equipe de São Luís, do Maranhão.

O Município não foi comunicado sobre a vinda de pesquisadores e, ao receber a denúncia da chegada de vans com 17 pessoas do estado vizinho, no último dia 14, a Vigilância Sanitária imediatamente orientou que cumprissem o isolamento social, determinado pelo Governo do Estado, até que comprovassem a legitimidade do trabalho e que fosse realizada a testagem rápida do pessoal que iria às ruas.

A equipe não tinha identificação institucional, também não portava crachás e, sequer, utilizava máscaras; o único documento apresentado não dispunha de timbre da Universidade Federal de Pelotas e/ou do IBOPE, instituições que seriam responsáveis pelo levantamento. Com isso, a Vigilância Sanitária pediu organização, enquanto aguardava a testagem dos recém-chegados e o comunicado do Estado do Piauí, dando garantia da autenticidade do trabalho de campo.

Na madrugada seguinte, 15 de maio, eles deixaram Picos, com alegações infundadas de impedimento do trabalho. A PMP ressalta o comprometimento com os Governos Estadual e Federal no sentido de subsidiar estudos que ajudem a estimar o número de infectados, como o fez com a recente pesquisa pela Amostragem e Sesapi, mas exige que os devidos cuidados sejam tomados quanto aos procedimentos realizados no Município, desde a comunicação pela instituição que realiza até a execução da abordagem de campo. 

Matéria original

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui