ad16
DestaquesTodas as Notícias

Prefeitura de Picos está em ritmo acelerado de aração de terras em comunidades rurais

Agricultores podem agendar a utilização de tratores na própria Secretaria de Agricultura.

De acordo com dados do Censo 2020 do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o município de Picos conta com uma área territorial de 577.284 Km².

Grande parte dessas terras estão localizadas na Zona Rural, onde milhares de pessoas vivem da agricultura direta ou indiretamente, seja como proprietários individuais, seja como arrendatários ou posseiros.

Ainda de acordo com o IBGE (2021) a população estimada de Picos é de 78.627 habitantes, tornando-se a terceira maior cidade do Estado, perdendo apenas para Teresina e Parnaíba.

Existem, segundo dados do Censo de 2010, mais de 16.000 pessoas vivendo em propriedades rurais como proprietários individuais e 4.053 se reúnem em condomínios, consórcios ou união de pessoas, a maioria oriunda da agricultura familiar.

Essas dados comprovam a importância do investimento na agricultura e o Poder Executivo Municipal entende como uma de suas prioridades apoiar o homem do campo para que possa preparar a terra visando aumentar o índice de sucesso na produção de milho e feijão – culturas mais praticadas na região – para a próxima safra.

Como parte do planejamento realizado pela Prefeitura de Picos, o trabalho de aração de terras teve início ainda em novembro de 2021, para que os agricultores possam preparar adequadamente a terra a fim de receber as sementes.

ARAÇÃO DAS TERRAS

De acordo com o Secretário de Agricultura e Abastecimento Hídrico de Picos, Mazukiel Alves, o Prefeito Gil Paraibano tem dado todo apoio à pasta para que o trabalho de preparo da terra na Zona Rural seja realizado:

“O prefeito Gil tem dado total apoio e já estamos com mais de 1 mil hectares arados, porque o trabalho teve início ainda em novembro. Utilizamos 6 tratores, sendo 2 da Prefeitura, 2 alugados e 2 de associações, com as quais fechamos parcerias para dar um suporte ainda melhor aos agricultores. As chuvas iniciaram e eles estão bastante esperançosos” afirmou Mazukiel.

Secretário de Agricultura, Mazukiel Alves

Os agricultores que têm interesse em solicitar apoio com máquinas da Prefeitura devem procurar a Secretaria de Agricultura, localizada no Centro Administrativo, no bairro Canto da Várzea, para agendamento:

“As pessoas podem nos procurar na Secretaria de Agricultura, onde fazemos o planejamento para atender da melhor forma possível todos os agricultores sem distinção”, esclareceu o secretário.

PLANTIO

Após o trabalho de preparo da terra que deve se estender ainda pelo mês de janeiro, outra etapa para  preparar o homem do campo para ter bons resultados na colheita será a distribuição de sementes de feijão e milho:

“Já estamos pensando na logística de distribuição de sementes para os agricultores e, para isso, já enviamos ofício para a Secretaria Estadual de Agricultura e estamos aguardando. Mas o Prefeito Gil já informou que, caso a gente não consiga essas sementes do Estado, que a gente encontre outra alternativa para que possamos fazer essa doação para os nossos agricultores”, complementou o Secretário.

O prefeito Gil Paraibano tem acompanhado pessoalmente a aração de terras e está confiante de que o poder público municipal vai conseguir atingir quase toda a área agricultável, para que, após também a doação de sementes, o agricultor possa alcançar uma boa safra:

“Estamos fazendo a nossa parte enquanto gestor e colocamos à disposição dos trabalhadores rurais tratores para preparar a terra da melhor maneira para que possamos ter um boa colheita. Picos é uma cidade que precisa investir na agricultura, em especial na agricultura familiar. Quando a safra é boa os reflexos na economia como um todo são satisfatórios e todos saem ganhando com isso, tanto na Zona Rural, onde produzimos, quanto na Zona Urbana, onde consumimos os produtos que vem do campo. Vamos continuar trabalhando e torcendo para que as chuvas venham para termos uma boa colheita, porque investir na agricultura na cidade de Picos também é investir no desenvolvimento”. Disse Gil Paraibano.

Botão Voltar ao topo
Quer falar a Redação? Comece aqui

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Publicidade