Prefeitura de Picos oferece vaga para jornalista com remuneração abaixo do teto da categoria
O instituto Machado de Assis lançou na tarde desta terça-feira, 12, o edital do Concurso Público para provimento de cargos efetivos, destinados às várias pastas da Prefeitura Municipal de Picos. Uma das vagas oferecidas é para o profissional jornalista, esta com algumas incoerências. O percentual da oferta se encontra defasado com a realidade atual do setor da Comunicação da Prefeitura, e salário abaixo do piso da categoria.
Segundo o que rege o conteúdo do próprio edital, está sendo disponibilizado uma única vaga com carga horária de 30h, e a remuneração estabelecida em R$1.303, 13. Como critério de inscrição, o candidato deve possuir ensino superior completo em Jornalismo, ou em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo.
A Prefeitura Municipal de Picos no âmbito da Coordenadoria de Comunicação – CCOM, dispõe de seis profissionais entre jornalistas e cinegrafistas. Este número pode ser ainda maior se incluirmos os profissionais que trabalham na assessoria de Comunicação em outros setores da administração.
O piso salario do jornalista definido pelo Sindicato dos Jornalistas do Piauí (Sindjor-PI) está estipulado em R$1,576, o equivalente a dois salários mínimos. Nestas condições, o valor ajustado no edital da Prefeitura Municipal de Picos está inferior ao que define o Sindicato, que é lei.
Desde a elaboração da minuta do presente edital, analisada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Picos – Sindserm, esta apresentava várias incoerências. Desde valores de salários de outras categorias, quadro de vagas abaixo da demanda e carga horária excessiva.
O Sindicato dos Jornalistas do Piauí se pronunciou em uma conta pessoal de um jornalista picoense sobre o edital. Segundo ele, não há base legal para questionar o valor do salário.
Veja o comentário:
Ainda conforme o Edital, as inscrições se iniciam nesta quarta-feira (13) e prosseguem até o dia 12 de junho.