ad16
GeralTodas as Notícias

Prefeitura de Picos participa de reunião para avaliar recursos voltados para agricultura

O objetivo é levar informações acerca das condições agrícolas de cada município junto ao Governo Federal.

A Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria Municipal de  Agricultura e Abastecimento, participou de uma reunião virtual para tratar da investigação sobre o levantamento de safra do município.

O objetivo é levar informações acerca das condições agrícolas de cada município junto ao Governo Federal.

Prefeitura Municipal de Picos (Imagem: Fátima Miranda)

“”Esse levantamento serve para fornecer estimativas de área plantada, área colhida, quantidade produzida e rendimento médio das culturas de importância econômica, tanto temporárias, como perenes”, explica o engenheiro agrônomo, Glauton Moura.

A referida reunião foi realizada ontem 05, por meio de uma videoconferência. Participaram do evento, representante do IBGE, Raimundo Flávio Soares, representante do Emater, Ariel Custódio, e os representantes da Secretaria Municipal de Agricultura de Picos, o coordenador Jânio Marcos e os engenheiros agrônomos Glauton Moura, Felipe Lucena, Lindeberg Cipriano e estagiária de agronomia Wiliana Moura .

O LSPA
O LSPA – Levantamento Sistemático da Produtividade Agrícola – de acordo com Glauton Moura, permite o acompanhamento de cada cultura investigada desde a intenção do plantio à colheita no ano civil de referência, como também o prognóstico da safra do ano seguinte.

As reuniões do LSPA ocorrem entre os meses de dezembro, fevereiro, abril, julho e outubro. Glauton Moura ainda relata que as reuniões do LSPA têm caráter aberto a qualquer instituição ou entidade representativa que possam somar com informações.

“Qualquer instituição pode participar, pois é de muita valia para a discussão das informações e assim ajudando a chegar mais próximo dos dados reais da safra em cada município”, conclui.

Garantia Safra
As informações colhidas nas reuniões do LSPA são também levados em consideração junto ao levantamento de perdas agrícolas para o programa Garantia Safra. Em relação a este programa, dados do Instituo Nacional de Meteorologia também avaliados e inseridos.

Outra base de informações para o LSPA é a coleta de dados levantados In Loco pelos agentes da Secretaria Municipal de Agricultura de Picos, em acordo com o cronograma do próprio Garantia Safra.

Equipe da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento de Picos
A equipe de membros da Secretaria de Agricultura de Picos, é composta por engenheiros agrônomos, técnico agropecuário e demais servidores os quais desenvolvem projetos e atendem  junto ao produtor rural de Picos.

Os interessados ou pessoas que necessitarem de alguma informação referente à agricultura em usas mais diversas atuações, devem procurar o Centro Administrativo de Picos, localizado na Rua Moacir Luz, número 62, bairro Canto da Várzea, sempre no horário comercial das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira.

Ccom PMP

Botão Voltar ao topo
Quer falar a Redação? Comece aqui

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Publicidade